Compartilhar o post

O queijo prato também conhecido como queijo lanche, é bastante popular no Brasil e produzido em diversas regiões do país. Ele é muito utilizado em lanches e sanduíches, devido a sua consistência macia e seu sabor que combina com tudo. Mas afinal, por que o queijo Prato tem esse nome? Acompanhe a leitura…

Origem do queijo prato

O queijo prato que conhecemos hoje teve origem nos queijos Gouda (holandês) e Dambo (dinamarquês). 

Por volta de 1920, os imigrantes dinamarqueses estabelecidos principalmente na região do sul de Minas Gerais deram início às primeiras produções dessa iguaria por aqui, adaptando a tecnologia às condições brasileiras e aderindo novas características ao produto.

Hoje em dia, o queijo prato é produzido e comercializado em todo o Brasil em diferentes versões, algumas mais parecidas com as primeiras, outras nem tanto.

A perguntar que não quer calar, você já parou para pensar porque o queijo prato tem esse nome?

A verdade é que sua origem tem uma fonte curiosa: essa versão nasceu no Brasil no ano de 1920, numa tentativa dos colonos dinamarqueses reproduzirem o queijo Danbo, tradicional no seu país.

Como o queijo tinha um formato cilíndrico baixo, parecido com um prato, os fiscais do Ministério da Agricultura, que não tinham ouvido falar desse queijo, o chamaram de “prato”.

E esse formato existiu até os anos de 1960, quando começou a ser fabricado na forma retangular, para facilitar o fatiamento.

O fato é que ele é feito desse jeitinho até hoje, sendo um dos queijos mais populares do Brasil, e que faz sucesso pelo seu sabor e versatilidade.

Gostou de saber do por que o queijo prato ter esse nome? Siga-nos e confira mais artigos em nosso blog.

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima