Compartilhar o post

Iniciar a criação de vacas leiteiras é um momento muito importante para o produtor na escolha da raça do rebanho, o que depende diretamente do sistema de produção e o gerenciamento que se pretende na fazenda. Ficou curioso ? Continue lendo e conheça as principais raças de vacas leiteiras do Brasil…

A escolha do rebanho influenciará diretamente em seus lucros, para isso é necessário que os animais atendam alguns requisitos favoráveis às condições de sua produção… Como o sistema que será empregado, o clima e fatores ambientais da região, a topografia e a finalidade de produção.

Pensado nisso, selecionamos algumas raças de vacas leiteiras bastante utilizadas no Brasil, confira:

Raça Holandesa

É a raça europeia mais disseminada no mundo e com maior potencial para a produção de leite. Possui a pelagem branca e preta ou branca e vermelha, são exigentes quanto ao clima, conforto e manejo. É uma matriz muito utilizada em cruzamentos devido ao seu potencial. As novilhas podem ter a primeira cria aos 2 anos de idade. A produção média de leite é de 6 a 10 mil kg em 305 dias de lactação.

Raça Jersey

É uma raça europeia mais rústica, ou seja, que se adapta mais fácil com uma boa produção de leite, alta fertilidade e grande longevidade, eleita a segunda melhor raça leiteira. É uma raça de pequeno porte com pelagem parda com variação de pardo escuro ao amarelo claro. O leite apresenta elevados teores de proteína e gordura. Devido a precocidade sexual a primeira parição pode ser de 15 aos 18 meses de idade. A produção média de leite é de 3.500 a 5.500 mil em 305 dias de lactação.

Raça Pardo Suíço

É uma das raças europeias mais antigas do mundo. Podem ser utilizadas para produção de carne, porém a raça é predominantemente usada na produção leiteira. Possui uma pelagem parda clara a cinzenta escura, são animais rústicos e com alta fertilidade e longevidade. A idade das novilhas ao primeiro parto é de 30 meses. A produção média de leite é de aproximadamente 2.500 kg em 200 dias de lactação.

Raças Zebuínas

As raças indianas conhecidas como zebuínas se diferenciam das raças europeias por serem animais que se adaptam mais rápido, com grande resistência ao calor excessivo e à alta umidade do ar. O gado zebu usufrui com eficiência alimentos com baixa qualidade nutricional. As três raças zebuínas mais comuns são: Gir, Guzerá, Sindi.

Gostou de conhecer mais sobre as principais raças de vacas leiteiras do Brasil ? Siga-nos para mais assuntos relacionados ao mundo leiteiro… 

Novidades

Como manter as vacas felizes e saudáveis

Os produtores de leite trabalham em estreita colaboração com os seus funcionários e uma rede de especialistas para garantir que as suas vacas permaneçam saudáveis ​​e

Rolar para cima
Rolar para cima