O Brie é um queijo de origem francesa nascido na Abadia de Notre Dame de Jouarre no século XI depois de Cristo e é produzido na região do departamento de Saine-et-Marne, localizado a cerca de 50 quilômetros a leste de Paris. É considerado o queijo mais antigo da França e já foi o alimento preferido de reis e rainhas

É considerado um queijo gordo com a sua porcentagem de até 27% de gordura. Não é um queijo para uso culinário, tendo sua combinação com tábuas de queijo, geleias, chocolates e o clássico vinho branco e champanhe.

Com a sua curta e rápida maturação, é um queijo de cor pálida , com sua textura macia, com seu sabor suave e intenso. Não é um queijo que se preserve por muito tempo, sendo sempre conservado e refrigerado.

Suas características branca aveludada é resultado da ação de um fungo, o penicillium camemberti, que promove sua aparência junto com a maturação de fora para dentro.

É considerado por muitos o rei dos queijos,sendo eleito o queijo mais macio e saboroso da França por autênticos reis e rainhas , sendo um dele o imperador Carlos Magno I no século VIII.

E aí deu até vontade de saborear essa iguaria, não é mesmo?! Mas cuidado, o queijo Brie não agrada todos os paladares…

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap