O brasileiro consome em média 5 quilos de queijo por ano, não importa de qual tipo, fato é que eles nos acompanham em quase todas as refeições, ocasiões e que agradam a todos os gostos.

Confira agora algumas curiosidades e descubra tudo que você não sabia sobre o queijo.

ELE PODE FICAR MAIS DE 2 ANOS MATURANDO

 Os queijos frescais têm pouco ou nenhum tempo de maturação, os macios e meia cura estão prontos num período entre duas semanas a dois meses, já os duros variam de meses até mais de dois anos.

SEU FORMATO REDONDO FOI PROPOSITAL

Quando eles começaram a ser produzidos em maior quantidade, precisavam ser transportados em rodas porque era a maneira mais fácil de fazer isso. Então, para adiantar, começaram a produzi-los em formatos redondos, o que também ajudou no processo de maturação.

MATURADOS TEM MAIS VALOR ALIMENTAR QUE OS FRESCOS

O valor alimentar dos queijos é calculado em função dos níveis vitamínicos acumulados no fim do processo de maturação. Então, quanto mais fresco for, menor será seu valor vitamínico, como o caso do cottage, por exemplo.

O MAIOR PRODUTOR DE QUEIJO DO MUNDO É OS ESTADOS UNIDOS

 Concentra 30% da produção mundial, com mais de 4.300 toneladas por ano. Ele é seguido pela Alemanha, com mais de 1.900 toneladas.

A IGUARIA JÁ FAZ PARTE DA HISTÓRIA, NADA MENOS DO QUE 12 MIL ANOS ANTES DE CRISTO

Diz à lenda que o queijo teria sido descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.

SÃO PRODUZIDOS BILHÕES DE QUILOS DE QUEIJO POR ANO

Em todo o mundo, são produzidos anualmente 18 bilhões de quilos de queijo. O maior produtor são os Estados Unidos, com 4,1 bilhões de quilos. Porém, os maiores consumidores são os gregos, chegando à marca de 27,6 quilos consumidos por pessoa.

O PARMESÃO SURGIU NA CIDADE DE PARMA, NA ITÁLIA

Daí a origem do nome. Para adquirir seu aspecto, o parmesão chega a ficar dois anos maturando. Semelhante ao parmesão, o queijo grana permanece quatros anos na maturação.

 

O QUEIJO FAZ BEM PARA A SAÚDE

Por fim, vale ressaltar que muitas pessoas cortam o queijo da dieta de forma equivocada. A menos que haja algum tipo de alergia, o consumo do produto é bastante benéfico.

Além de equilibrar a flora do intestino e reduzir a gordura corporal, ele também tem ação positiva contra diversos tipos de câncer, como o de mama, próstata e estômago. Portanto, é sempre bom contar com esse alimento.

Sabe mais alguma curiosidade sobre o queijo, que a gente ainda não sabe? Compartilha com a gente!

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de mais novidades desse mundo delicioso dos queijos!.

 

 

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap