Compartilhar o post

O queijo Minas padrão é sem duvidas um dos produtos mais versátil da culinária não só mineira, mas do país inteiro. Ele é gostoso, nutritivo e de fácil achar. É por isso hoje ele mantém um padrão de produção industrial, para atender a grande demanda, sendo fácil tanta sua produção e conversão. Analisando a grande produção e consumo desse queijo vem a dúvida: qual a validade de um queijo minas padrão?

O queijo Minas padrão possui em sua característica uma umidade bem mais baixa comparada ao queijo frescal, e por isso esse produto pode ser comercializado a meia cura, fazendo da sua validade se prolongar por um período maior.

Cuidados para conservar

É importante começarmos a falar sobre a validade do queijo minas, geralmente de acordo com a validade são de 90 dias. Mas devemos saber que a validade que consta na embalagem é referente ao produto fechado. A partir do momento em que os laticínios são abertos, a validade passa a ser de até 3 dias em refrigeração.

Mas como a maioria dos alimentos, o queijo Minas padrão precisa de alguns cuidados na hora de armazenagem.

Algumas dicas para o queijo minas padrão durar mais

  • Retire todo o soro do queijo

Essa é a primeira dica ao comprar o queijo minas no supermercado, ele vem com um pouco de soro na embalagem. E ao chegar em casa, para preservá-lo, remova todo esse soro, para isso lave por alguns segundo em água corrente, mas cuidado para não remover uma quantidade de sal do queijo em excesso.

  • Guarde na geladeira

Muitas pessoas pensam que a melhor escolher para conversar o seu queijo Minas padrão, é guarda-o na parte mais fria da geladeira, mas essa não é a melhor opção.

Se o queijo ficar nessa parte, ele pode congelar aos poucos, e isso se torna um problema, pois quando descongela ele fica com uma textura aremosa, que não é bom.

O ideal é deixar na parte mais baixa da geladeira, onde a temperatura é um pouco maior.

  • Outro cuidado é não deixar o queijo no saquinho que ele é comercializado, opte por guardar ele dentro de algum pote com tampa ou uma queijeira, dessa forma ele fica mais protegido.

Sinais de que o queijo tá ficando velho

Fique atendo com o seu queijo guardado, quando ele começar uma casca amarelada em volta, quer dizer que ele já não é mais fresco. Mas isso também quer dizer que ele esteja estragado, mas é um sinal de que precisa ser consumido logo.

Gostou desses dicas? Entendeu mais sobre a validade de um queijo minas padrão? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados à laticínios e saúde!

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima