Hoje, 1 de Junho é comemorado o dia Mundial do leite !

A data foi criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação com o objetivo de incentivar a população mundial a consumir mais produtos lácteos.

Mas essa data tem muito mais a revelar do que isso. Vamos saber mais?

Por que 1º de Junho?

A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite.

É também no velho continente em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas em grande parte ao incentivo ao consumo pelas crianças.

A relação entre o Brasil o leite


Aqui no Brasil, essa data ganha cada vez mais força se pensarmos na economia do país.

O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz.

O mercado de leite e seus derivados desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para os brasileiros.

Ao se mensurar a força do setor leiteiro na geração de empregos brasileira, os números são ainda mais impressionantes. Mais de um milhão de propriedades rurais no país exploram o leite.

A geração direta de empregos (setor produtivo) supera a casa dos quatro milhões, fora outros elos da cadeia leiteira como logística, insumos, comércio, pesquisa, etc.

Tal impacto supera setores tradicionais e importantes para a economia nacional, como a construção civil e as indústrias automobilística e têxtil. 

Benefícios do leite


Para a saúde, a importância do leite na alimentação é reconhecida desde os primórdios da humanidade.

Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, é recomendado consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

Do ponto de vista nutricional, sabemos que o leite é rico em cálcio e proteínas, mas também é uma importante fonte de fósforo, sódio, potássio e vitaminas.

Em relação às vitaminas, é importante diferenciar leite integral e desnatado.

O leite integral mantém as gorduras presentes no leite antes do processo de industrialização. Já o leite desnatado perde essas gorduras, o que faz com que ele perca também as vitaminas A e D.

Muitos especialistas apontam que o consumo de leite é importante em todas as idades, desde o aleitamento até a idade adulta; e nós da Taquari só temos a concordar.

Realmente os motivos são muitos para se comemorar o dia do leite.

Nós do Laticínio Taquari temos muito orgulho de trabalhar com esse alimento maravilhoso que é o leite. Por aqui comemoramos todo dia a alegria de conseguir levar esse sabor incrível para a mesa dos brasileiros!

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap