varios tipos de leite

O consumo de leite é um dos hábitos alimentares mais antigos cultivados por nossa sociedade. Vários são os tipos  disponíveis no mercado e cada um apresenta suas principais características nutricionais, de sabor e de aroma.

Leites Animais

O mais comum é o leite integral, que é o nome dado para o leite de vaca que não passa por nenhum processo de remoção de gordura, sendo consumido, portanto, com a grande parte de suas características nutricionais originais.

Já o leite semidesnatado é o leite de vaca que passa por um processo de remoção de pelo menos 50% do volume de gordura total encontrada nesse alimento. Essa diminuição na concentração de gordura não afeta o volume de proteínas e de cálcio encontrados em um copo de leite e, por isso, essa é uma versão desse alimento muito valorizada por quem quer controlar a ingestão de calorias.

Em contrapartida, o leite desnatado, passa por um processo de remoção total das gorduras encontradas nesse alimento, sendo considerado, portanto a versão menos calórica dos três tipos citados anteriormente.

Com o avanço da tecnologia no campo da alimentação, é natural que a indústria tenha conseguido desenvolver tipos de leite de vaca que podemos chamar de especiais, por apresentarem características diferentes de sua versão original. Alguns bons exemplares são os leites com redução ou sem lactose e os leites enriquecidos com ferro, cálcio e outros nutrientes, chamados também de “fortificados”.

Por fim , existe também o leite de cabra que é um tipo de alimento que, apesar de não ser tão popular no Brasil como o de vaca, tem seu valor nutricional relevante,tendo um maior volume de gorduras em sua composição, o que eleva seu valor calórico, mas também beneficia seu valor nutricional por conta da maior presença de algumas vitaminas e minerais.

Sendo assim, é um alimento muito utilizado por pessoas com intolerância ao leite de vaca, visto que pode ser mais fácil de digerir.

Leites Vegetais

Atualmente o mercado de vegetarianismo e veganismo vêm crescendo gradativamente e alternativas ao consumo do leite animal são cada vez mais comuns de se encontrar. Os leites vegetais são bebidas desenvolvidas a partir de alguns cereais, leguminosas e oleaginosas, que oferecem bons volumes de proteínas, vitaminas e minerais para quem não pode ou não deseja consumir o produto de origem animal.

São os mais conhecidos: leite de soja; leite de amêndoas; leite de arroz; leite de quinoa; leite de aveia e leite de nozes.

E você, já provou quantos os tipos de leite?? Afinal as variedades são muitas, não é mesmo?

Rolar para cima
Rolar para cima