Você sabe como é formada a nata do leite? Se você é do interior ou já visitou uma cidade interiorana, já deve ter se deparado com uma espécie de leite estranha, diferente do leite que você encontra normalmente nas caixinhas e saquinhos, um leite que quando aquecido… cria NATA. Mas que bruxaria é essa?

É sobre isso que vamos falar hoje, vem com a gente.

Como é formada a nata do leite?

Se deixarmos o leite não pasteurizado em repouso durante alguns minutos, vamos nos deparar com a formação de uma camada de textura diferente sobre sua superfície. Essa camada é a nata, odiada por uns e adorada por outros.

Quando o leite não pasteurizado é colocado em repouso por algum tempo, os glóbulos de gordura se deslocam para a superfície do leite, resultando na nata. Portanto podemos concluir que essa composição  é basicamente formada por gordura, por esse motivo ela é necessária na produção da manteiga, por exemplo.

Outra forma também comum de encontrarmos a nata, é aquecendo o leite, as pequenas gotículas de gordura se unem e formam, por possuírem menor densidade, uma camada  na superfície da mistura.

O leite é composto por diversas substâncias, como proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas. Em cada milímetro de leite existe cerca de 15 bilhões desses compostos, principalmente os de gordura, por isso que se forma a nata.

Por que o leite pasteurizado não forma nata?

O leite pasteurizado passa pelo processo da homogeneização, o qual consiste na passagem do leite sob pressão por pequenos orifícios, ocasionando a redução do tamanho dos glóbulos de gordura. Por esse motivo, a gordura acaba não se acumulando.

Resumindo, a nata nada mais é do que a camada de gordura que se forma a partir do leite aquecido ou deixado em repouso, elas se unem e assim se forma essa camada de gordura que é muito apreciada por algumas pessoas, seja para consumo ou para produção de outros produtos, como biscoitos, bolos e manteiga.

E aí, gostou desse assunto? Continue acompanhando nosso blog

Rolar para cima
Rolar para cima