O que é a cura do queijo

Falou em queijo artesanal, falou em “cura”. Você sabe o que é a cura do queijo? Atenção para o primeiro engano que esse raciocínio nos leva: todo o queijo, mesmo o industrializado, é manufaturado, feito a mão, ainda que em escala de linha de produção. Portanto, a “cura” estará presente em todo e qualquer queijo que vai para sua mesa – ou não.

Entendeu? Calma que vamos explicar.

O que é a cura do queijo

 

Esse processo é a maturação do queijo, simples assim. Ele fica em pequenos boxes de madeira, ou material metálico, por algum tempo e é virado de lado para curar como um todo, para ir se solidificando, endurecendo mais a casca, tornando-se mais amarelado conforme o nível de curagem. Isso o tornará mais consistente e saboroso, mais lento e significativo ao paladar.

“Mas eu prefiro o fresco.”

 

Bom, para quem não gosta de queijo curado, é só não maturá-lo e deixá-lo fresco. Ele “cru” pode ser encontrado com os nomes de “queijo frescal” ou “queijo Minas” conforme a região do Brasil em que for comercializado. Você também pode optar pelo meio termo: a meia cura.

Diferença entre cura e meia cura

 

O queijo curado foi totalmente maturado e é seco, firme, consistente. O queijo meia cura fica menos tempos maturando: até quatro semanas, e é um híbrido, não tão rígido, não tão cru. Delicioso assim mesmo. 

Quer um conselho? Experimente todos e leve o seu favorito pra dividir com a família.

Rolar para cima
Rolar para cima