A acne está diretamente relacionada com o aumento da atividade hormonal. Essa condição estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que induz à obstrução da glândula e dos folículos pilosos (poros da pele).

O leite de vaca possui hormônios, e as glândulas da pele contêm enzimas que convertem esses hormônios em hormônios DHT (dihydrotestosterone), responsáveis pelo aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.

IGF e a Acne

O leite aumenta o IGF 1, que se traduz por aumento da oleosidade, causando o aparecimento da acne.

O leite contém estrógeno, progesterona, precursores andrógenos e esteroides 5a-redutase-dependentes, alguns dos quais estão implicados na comede gênese, ou seja, na formação de comedões (cravos).

A ingestão de iodo pode exacerbar a acne. Outra hipótese reforçada é a de que o iodo contido no leite pode estar envolvido na etiologia (causa) dessa doença de pele.

Uma exceção à evidência da dieta de alto índice glicêmico é a ingestão de derivados do leite. Apesar de possuírem baixo índice glicêmico, eles induzem, paradoxalmente, ao aumento dos níveis de IGF-1, favorecendo o surgimento e/ou agravamento da acne, o que particularmente maior quando da ingestão de leite desnatado. Isso demonstra que essa associação não se deve ao conteúdo de gordura no leite, reforçando a teoria dos níveis de IGF-1.

Além do poder acne gênico por meio do IGF-1, o leite contém estrógeno, progesterona, precursores andrógenos (como androstenediona e sulfato de diidroepiandrosterona) e esteroides 5a-redutase-dependentes (como 5a-androstenediona, 5a-pregnonadiona e diidrotestosterona), alguns dos quais estão implicados na comede gênese. 

Compostos do leite

O leite é enriquecido de outras moléculas bioativas que agem na unidade pilos sebáceo, tais como glicocorticoides, fator de transformação de crescimento-β (TGF-β), peptídeos hormonais semelhantes à tireotropina e compostos semelhantes a opiáceos. Especula-se que o processamento do leite desnatado altere a biodisponibilidade dessas moléculas bioativas ou a interação das mesmas com as proteínas de ligação. Sendo assim, é possível que o balanço dos constituintes hormonais do leite desnatado esteja alterado, culminando em maior comede gênese. Além disso, para simular a consistência do leite integral, proteínas do soro do leite, especialmente, a a-lactalbumina, são acrescentadas à fórmula do leite desnatado e com baixo teor de gordura, o que também parece desempenhar papel importante na comede gênese.

IODO

É sabido que a ingestão de iodo pode exacerbar a acne. Outro argumento que ajuda a reforçar a hipótese da associação entre o consumo de leite e o quadro de acne é a de que o iodo contido no leite pode estar envolvido na etiologia dessa dermatose: ele é decorrente da suplementação da dieta oferecida aos animais e do uso de soluções à base de iodo nos equipamentos de ordenha. 

Recomenda-se, portanto, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios e carboidratos com alto índice glicêmico, pois, assim, postula-se conseguir diminuir os níveis de IGF-1, o qual age, sinergicamente com a didrotestosterona, na unidade pilos sebáceo de indivíduos geneticamente predispostos.

Entendeu as causas da acne? Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário em nossas redes sociais.

Rolar para cima
Rolar para cima