Para uma dieta balanceada, alimentos ricos em cálcio devem ser incluídos. Ouvimos desde a infância que o cálcio é importante para manter ossos fortes e boa saúde. Mas, afinal, como esse nutriente afeta nossa saúde? A importância do cálcio para o organismo é indiscutível, pois está envolvido na formação dos ossos e dentes, regula a coagulação do sangue e participa da função neuromuscular. Além de ser o mineral mais abundante no corpo, o cálcio também é um nutriente importante para as funções corporais.

Importância de cálcio para o organismo

O cálcio tem as mais diversas funções, a principal função é formação de ossos e dentes. Uma dieta que contém cálcio suficiente é essencial para manter a massa óssea, garantindo assim a integridade do esqueleto. O cálcio também desempenha um papel na função neuromuscular. Por exemplo, nas fibras musculares, o influxo de cálcio nas células promove a reações que desencadeia a contração muscular.

Fontes de cálcio

Quando se fala em cálcio, instantaneamente nos lembramos do leite. Não é a toa. Mas quais são os outros alimentos com cálcio além do leite ?

Sem dúvidas, os leites e derivados, mas alguns peixes e vegetais também podem fornecer esse nutriente. Se ingerido dentro das recomendações, esse mineral evita doenças como a osteoporose, obesidade, câncer de cólon e até mesmo hipertensão arterial.

Veja abaixo alguns alimentos e a quantidade de cálcio encontrada segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):

  • Laranja-lima (180g) – 56 mg de cálcio.
  • Leite integral ( 1 copo) – 295 mg de cálcio.
  • Mamão formosa (170g) – 42 mg de cálcio.
  • Pão de queijo (2 unidades médias) – 41 mg de cálcio.
  • Pescada frita (120g) – 454 mg de cálcio.
  • Queijo fresco (56 g) – 324 mg de cálcio
  • Sardinha assada (50g) – 219 mg de cálcio.

Gostou de saber disso? Siga nosso blog e fique por dentro das curiosidades do mundo dos laticínios.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap