Compartilhar o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Esse doce agrada quase todos os paladares, isso porque possui um sabor marcante.

Hoje vamos ensinar uma receita incrível de Ambrosia, mas antes vamos falar um pouco mais sobre a origem desse prato?

História da Ambrosia

Ambrosia é um doce muito apreciado pelos brasileiros, mas é originário da Península Ibérica.

A ambrosia é feita com ovos batidos, cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. É considerada doce de colher ou de compoteira. É simples e ao mesmo tempo requintada, comum nos dias festivos.

Na época do descobrimento do Brasil, cada vila e cada cidade de Portugal exibia uma culinária sóbria e modesta. Segundo alguns historiadores, essa culinária era pouco nutritiva, porém muito saborosa; o desperdício era a única proibição, diante da escassez alimentar imposta pelas poderosas monarquias vizinhas.

Diante desta situação, a arte doceira portuguesa se destacou no século XV. A explicação desse desenvolvimento deu-se nos conventos pelas mãos das freiras que usavam claras de ovos para fazer hóstias e engomar as roupas usadas em rituais religiosos. Em um país que nada desperdiçava, logo perceberam que podiam aproveitar as gemas que sobravam para fazer riquíssimos doces.

É bem provável que algumas dessas especialidades estivessem no receituário dos cozinheiros a bordo da esquadra descobridora, já que Cabral era grande apreciador dos doces portugueses. A ambrosia, aqui no Brasil, é conhecida como doce de ovos moles e, devido à criatividade de nosso povo, sua forma de preparo e versões foram diversificadas país afora.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral Taquari
  • 2 xícaras de açúcar
  • 6 ovos inteiros
  • 1 casca de canela
  • 4 cravos-da-índia
  • suco de 1 limão pequeno

Modo de Preparo

  1. Coloque em uma panela média 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos da índia;
  2. Deixe ferver até dourar o açúcar (cor de caramelo);
  3. Acrescente o leite Taquari, o suco do limão, o restante do açúcar e os ovos (misture os ovos antes para estourar as gemas);
  4. Mexa de vez em quando, com cuidado;
  5. Depois deixe ferver até ficar quase seca.

Deixe seu comentário e nos conte o que você achou dessa receita de ambrosia!

Novidades

Facas para queijos

Esse assunto é sempre pedido pelos nossos seguidores… Mas faz todo sentindo, com o tanto de opções de queijo no mercado e, mais uma tanto de variações de faca, como saber qual a ideal?

Novidades

Pastelzinho assado com 3 queijos

Crianças em férias escolares têm energia de sobra para gastar. Separamos por aqui receitas bem legais que os pequenos podem fazer… A de hoje é: Pastelzinho assado com 3 queijos.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap