Esse doce agrada quase todos os paladares, isso porque possui um sabor marcante.
Hoje vamos ensinar uma receita incrível de Ambrosia, mas antes vamos falar um pouco mais sobre a origem desse prato?
História da Ambrosia
Ambrosia é um doce muito apreciado pelos brasileiros, mas é originário da Península Ibérica.
A ambrosia é feita com ovos batidos, cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. É considerada doce de colher ou de compoteira. É simples e ao mesmo tempo requintada, comum nos dias festivos.
Na época do descobrimento do Brasil, cada vila e cada cidade de Portugal exibia uma culinária sóbria e modesta. Segundo alguns historiadores, essa culinária era pouco nutritiva, porém muito saborosa; o desperdício era a única proibição, diante da escassez alimentar imposta pelas poderosas monarquias vizinhas.
Diante desta situação, a arte doceira portuguesa se destacou no século XV. A explicação desse desenvolvimento deu-se nos conventos pelas mãos das freiras que usavam claras de ovos para fazer hóstias e engomar as roupas usadas em rituais religiosos. Em um país que nada desperdiçava, logo perceberam que podiam aproveitar as gemas que sobravam para fazer riquíssimos doces.
É bem provável que algumas dessas especialidades estivessem no receituário dos cozinheiros a bordo da esquadra descobridora, já que Cabral era grande apreciador dos doces portugueses. A ambrosia, aqui no Brasil, é conhecida como doce de ovos moles e, devido à criatividade de nosso povo, sua forma de preparo e versões foram diversificadas país afora.
Ingredientes
- 1 litro de leite integral Taquari
- 2 xícaras de açúcar
- 6 ovos inteiros
- 1 casca de canela
- 4 cravos-da-índia
- suco de 1 limão pequeno
Modo de Preparo
- Coloque em uma panela média 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos da índia;
- Deixe ferver até dourar o açúcar (cor de caramelo);
- Acrescente o leite Taquari, o suco do limão, o restante do açúcar e os ovos (misture os ovos antes para estourar as gemas);
- Mexa de vez em quando, com cuidado;
- Depois deixe ferver até ficar quase seca.
Deixe seu comentário e nos conte o que você achou dessa receita de ambrosia!