Compartilhar o post

Esse doce agrada quase todos os paladares, isso porque possui um sabor marcante.

Hoje vamos ensinar uma receita incrível de Ambrosia, mas antes vamos falar um pouco mais sobre a origem desse prato?

História da Ambrosia

Ambrosia é um doce muito apreciado pelos brasileiros, mas é originário da Península Ibérica.

A ambrosia é feita com ovos batidos, cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. É considerada doce de colher ou de compoteira. É simples e ao mesmo tempo requintada, comum nos dias festivos.

Na época do descobrimento do Brasil, cada vila e cada cidade de Portugal exibia uma culinária sóbria e modesta. Segundo alguns historiadores, essa culinária era pouco nutritiva, porém muito saborosa; o desperdício era a única proibição, diante da escassez alimentar imposta pelas poderosas monarquias vizinhas.

Diante desta situação, a arte doceira portuguesa se destacou no século XV. A explicação desse desenvolvimento deu-se nos conventos pelas mãos das freiras que usavam claras de ovos para fazer hóstias e engomar as roupas usadas em rituais religiosos. Em um país que nada desperdiçava, logo perceberam que podiam aproveitar as gemas que sobravam para fazer riquíssimos doces.

É bem provável que algumas dessas especialidades estivessem no receituário dos cozinheiros a bordo da esquadra descobridora, já que Cabral era grande apreciador dos doces portugueses. A ambrosia, aqui no Brasil, é conhecida como doce de ovos moles e, devido à criatividade de nosso povo, sua forma de preparo e versões foram diversificadas país afora.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral Taquari
  • 2 xícaras de açúcar
  • 6 ovos inteiros
  • 1 casca de canela
  • 4 cravos-da-índia
  • suco de 1 limão pequeno

Modo de Preparo

  1. Coloque em uma panela média 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos da índia;
  2. Deixe ferver até dourar o açúcar (cor de caramelo);
  3. Acrescente o leite Taquari, o suco do limão, o restante do açúcar e os ovos (misture os ovos antes para estourar as gemas);
  4. Mexa de vez em quando, com cuidado;
  5. Depois deixe ferver até ficar quase seca.

Deixe seu comentário e nos conte o que você achou dessa receita de ambrosia!

Novidades

Biscoito amanteigado

A bolacha de manteiga que derrete na boca, é fácil de fazer e leva apenas 5 ingredientes: farinha de trigo, manteiga Taquari, ovo, açúcar e fermento.

Novidades

Como identificar se um queijo está em boas condições

Para determinar se um queijo ainda está próprio para consumo, é crucial examinar diversas características do produto e aderir a certas diretrizes. Identificar se um queijo

Rolar para cima