O ser humano é o único mamífero que toma leite durante toda a sua vida e não é à toa. Os benefícios para a saúde são vários, dos quais, o mais importante é o fato do leite ser fonte de cálcio, mineral fundamental para boa formação dos ossos.Mas e as bactérias do leite, existem mesmo?

Sim, vamos falar mais delas logo abaixo…

Mas , primeiramente, fique sabendo que além do cálcio o leite também possui vitaminas, proteínas, potássio, aminoácidos e fósforo. Uma série de estudos envolvendo laticínios constata que o leite tem eficácia preventiva contra uma série de doenças como obesidade, insônia, artrose e a osteoporose.

O consumo recomendado é de três porções diárias de leite com baixo teor de gordura ou outros produtos lácteos. Uma dieta balanceada com alimentos ricos e nutritivos como o leite, fornece nutrientes necessários para uma vida saudável.

 MICROBIOLOGIA DO LEITE

O leite é um líquido muito nutritivo, com proteínas de alto valor biológico, carboidratos, triglicerídeos importantes e vitaminas, tornando-se um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos, principalmente as bactérias. Muitas delas, quando encontram condições ideais de temperatura e de nutrientes, passam a se multiplicar e podem atingir números muito elevados. No entanto, a imensa maioria das bactérias é de natureza boa e inclusive protegem o nosso organismo das bactérias patogênicas, aquelas que causam doenças.

A lei determina um limite de bactérias para o leite. O leite brasileiro obedece aos padrões internacionais para a quantidade de bactérias que é 100 mil bactérias por ml. Dentre as milhares de bactérias que o leite pode ter, pouquíssimas podem causar algum problema. Mas se não há problema tantas bactérias, por que temos que fazer o controle microbiológico?

O controle microbiológico avalia o risco que o leite pode apresentar para a saúde do consumidor, quando possui microrganismos patogênicos ou suas toxinas. A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. As exigências de qualidade e higiene para os leites crus e derivados lácteos são definidas com base em postulados estabelecidos para a proteção da saúde humana e preservação das propriedades nutritivas desses alimentos.

Do ponto de vista de controle de qualidade, o leite e os derivados lácteos estão entre os alimentos mais testados e avaliados, principalmente devido à importância que representam na alimentação humana e à sua natureza perecível.

Os laticínios Taquari seguem rigorosos padrões de higiene, e possui um departamento específico para o controle da qualidade do leite que chega até sua casa!

Rolar para cima
Rolar para cima