Tem gente que sempre que nota algo diferente fica desconfiada — e se tratando de comida não estão errados —, no caso de queijos, com o passar do tempo eles podem criar diversas peculiaridades, e uma delas é uma casca bem característica entorno de toda a sua superfície.

Mas afinal, essa casca do queijo pode ser consumida ou pode gerar algum mal pra saúde? É isso que vamos descobrir.

O que é essa casca do queijo?

A tal casca do queijo não existe em todos os queijos, diga-se de passagem. Nos queijos que ela existe, ela acaba servindo como proteção natural, criada por um processo de maturação do queijo.

Ela tem a função de ajudar o queijo a desenvolver sua textura, sabor, aroma, manter sua umidade interna e evitar que estrague. Elas são basicamente uma camada compactada de queijo com bolor, leveduras e bactérias.

Então, posso comê-la ou não?

Uma resposta um tanto fácil e difícil ao mesmo tempo. Podemos dizer que sim, mas não! Confuso né? Vamos explicar.

Tudo depende do tipo de queijo que vamos consumir, do processo de maturação, dos componentes até as condições de conservação a que o queijo foi sujeitado.

Queijos com casca natural, embora nos dê uma ideia, não são todos comestíveis, tem que ter um equilíbrio sobre o tipo de queijo.

Os queijos moles com casca mofada são completamente comestíveis, então não será necessário tirar essa parte do queijo Contudo devemos levar em conta as condições de higiene em que tivemos mantido o queijo. Se o queijo esteve exposto ao manuseio de outras pessoas e não tiver sido embalado individualmente, é preferível retirar sua casca.

A casca dura de certos queijos sem mofo é semelhante a anterior, mas eles como eles são banhados em óleo para receber uma boa aparência, é melhor remover essa casca antes.

E, por fim, encontramos os queijos com casca lavada, que são aqueles que no seu processo de maturação são lavados com água, cerveja ou salmoura. Esta casca terá um forte sabor e cheiro, tornando-as adequadas para o consumo.

Então, agora toda vez que você ver um queijo com casca, não precisa tirar ela sempre. Como no caso do queijo canastra e do queijo minas Taquari (em caso de maturado), você pode consumi-la sem problema.

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap