Compartilhar o post

Esse é um nome pouco conhecido, não é mesmo? Mas afinal, o que é a caseína encontrada no leite fresco? A caseína é uma fosfoproteína (proteína que contém fósforo em sua composição) encontrada em grandes quantidades no leite. É responsável por 80% da proteína total dos alimentos.

Ao contrário de outras proteínas, a caseína não sofre desnaturação (alteração da estrutura molecular) em altas temperaturas, apenas altera sua estrutura em meio com alta acidez. São essas características que tornam a caseína usada na produção de queijo, iogurte e outros alimentos. No processo de fabricação desses produtos, o ácido láctico acidifica o leite e decompõe a caseína, que se reorganiza na forma sólida e dá consistência a esses alimentos.

Qual a função da caseína no leite?

No leite, a caseína age como um agente emulsificante. Isso significa que a proteína tem a função de manter as moléculas de água e de gordura do leite unidas. É essa característica que confere à caseína a função de dar consistência aos alimentos como queijo e iogurte. Além disso, ela é uma proteína de alto valor nutritivo. Por isso, sua função no leite também é de garantir a nutrição e crescimento dos filhotes, sendo um alimento consumido pelos humanos com esse fim.

PARA QUE SERVE A CASEÍNA

Além da proteína, a caseína conta com uma boa quantidade de aminoácidos e possui um tempo de absorção bem lento. Ela ajuda o organismo ao fornecer aminoácidos e é conhecida como a fonte proteica com digestão mais lenta que existe. A caseína é produzida a partir da solubilização da caseína do leite. Podendo até mesmo deixar alimentos à base de leite com uma aparência e cremosidade mais agradável, ela também apresenta diversos benefícios ao organismo, especialmente para quem procura alcançar a hipertrofia de forma saudável e eficaz.

Para concluir, a caseína não faz mal para pessoas saudáveis, e inclusive pode trazer diversos benefícios principalmente para atletas de alta intensidade. Infelizmente para quem tem alergia ou alguma intolerância, caseína pode sim causar efeitos colaterais, a recomendação é sempre consultar um médico ou nutricionista antes do consumo de qualquer suplemento alimentar. 

Gostou de saber o que é a caseína encontrada no leite fresco? Siga-nos e fique por dentro das curiosidades do mundo dos laticínios.

Novidades

Brigadeiro de paçoca

O mês de junho já se foi, mas as delícias que lembram a festa junina ainda estão por aqui… Esse docinho é simplesmente delicioso, aliás ainda

Rolar para cima