Leite em po, como e feito

Você tem ideia de como é feito o leite em pó? Muito comum na alimentação infantil, ele é exatamente o que o nome sugere e após acrescido de água retoma a sua forma original, voltando a ser rico em cálcio e proteínas.

Mas como o leite sai da sua forma líquida e se transforma em pó? É isso que vamos te ensinar agora.

Como é feito o leite em pó

Ele é uma forma moderna de consumo de leite que, desidratado, tem validade estendida. Ele é feito a partir da desidratação do leite, extraindo a água, que compõe cerca de 90% de sua massa.

As fábricas fazem esse processo de evaporação mantendo as proteínas do produto. Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Durante essa etapa evapora-se até 50% da água, e o leite fica pastoso.

O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas do mesmo contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que a restante água do leite evapore, e as gotículas se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes tipos: flocos, granulado e pulverizado.

Todo leite em pó é igual?

Este leite desidratado pode se apresentar com diferentes teores de gordura, dependendo da quantidade de gordura presente no leite usado na sua produção. Disto pode resultar um leite integral ou um leite parcialmente desnatado, ou seja, magro. De qualquer forma a proteína dele é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 à 35% de recomendação diária.

Um quilo de leite em pó misturado com água, permite obter de seis a sete litros de leite recombinado, com uma durabilidade muito maior que os leites encontrados nos mercados, como o de caixinha; e até mesmo que o de saquinho, que possui validade menor por possuir processo mais naturais de produção que o leite de caixinha. Ou seja, ele é popular por ser manter os benefícios do leite em uma forma fórmula mais compacta e duradoura.

Interessante, não é mesmo? A indústria do leite tem se desenvolvido cada vez mais para trazer a mesa da população, soluções práticas e com custo acessível.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap