Servir queijos na mesa brasileira é uma opção que sempre agrada e impressiona a nós mineiros. No entanto, para evitar que o queijo fresco azede e chegue no melhor estado possível a nossa mesa, com o melhor sabor e textura, precisamos seguir todos os cuidados necessários e fazer o armazenamento de forma adequada.

Vamos saber a melhor forma de cuidar do nosso queijo? E como evitar que o queijo fresco azede?

Continue lendo esse texto…

O que é esse azedume

O azedo do queijo é comum e pode surgir durante a maturação ou estocagem dos queijos. Tal complexidade se deve à variedade de fatores que pode causar ou influenciar na intensidade deste defeito.

Sabe-se que o gosto azedo ou amargo, deve-se não somente à formação, mas, sobretudo, ao acúmulo de peptídeos específicos geralmente insolúveis ou apolares de peso molecular baixo, durante o processo de decomposição proteica que se caracteriza na maturação do queijo. Basicamente, a presença desses peptídeos é normal durante a cura e o gosto amargo/azedo só aparece quando eles se acumulam no queijo.

Como manter o queijo fresco

Queijos frescos são queijos com alto teor de umidade, que desprendem soro facilmente, portanto devem ser conservados dentro da geladeira para que se evite esse gosto azedo.

Além disso, para os queijos minas frescal, cottage, ou ricota, é preciso servi-los sempre no ponto certo para o consumo, para isso, coloque-os num pote fechado e os consuma em no máximo cinco dias depois da compra.

Lembre-se de retirar o líquido acumulado, o tal “o soro do queijo” quando houver, antes de consumir ou sempre que guardar.

E aí, ficou claro como evitar o que o queijo fresco azedo? Qualquer dúvida, deixe nos comentários que respondemos.

 

Rolar para cima
Rolar para cima