Warning: Constant DISABLE_WP_CRON already defined in /home/laticiniostaquar/public_html/wp-config.php on line 105
Como harmonizar vinho com queijo? - Laticinios Taquari

O queijo, seja ele qual for, está no cardápio da humanidade há muitos anos, sendo uma iguaria apreciada e respeitada pelo mundo todo, tendo sabor, textura e cheiro variando de receita pra receita. Você sabia que há formas de melhor degustar cada tipo de queijo? Basta saber com o que ele combina… O vinho é um acompanhamento incrível!

Confira algumas dicas fundamentais que vão nortear as suas decisões daqui para frente.

Harmonizando vinho e queijo

O casamento entre vinhos e queijos é antigo e, conta-se que surgiu na França. Lá, nas famosas vinícolas francesas, o lema principal era para vender vinhos por meio de servir queijo, ou seja, além da qualidade dos vinhos elaborados no país, os produtores ainda se valiam dos ótimos queijos para formar uma dupla que cairia muito bem no paladar, sanando de uma vez por todas qualquer dúvida sobre a possível venda de um rótulo.

Queijo curado e vinho branco

Os queijos curados e frescos, quase em maioria, harmonizam muito melhor com os vinhos brancos leves e que tenham um nível mais alto de acidez. Além disso, é importante escolher uma bebida mais seca, que não vai brigar com as texturas e sabores do queijo. Por isso, aposte em um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc.

Queijo branco com vinho rosé

Já os queijos brancos moles pedem uma bebida que faça um contraponto entre o sal presente no queijo e os delicados sabores adocicados que vem do vinho. Nesses casos, invista em uma garrafa de Riesling ou Gewürztraminer;

Tinto leve e queijos moles

Quando o assunto são os queijos considerados semi moles, os mesmos aceitam sem grandes conflitos de paladar os  vinhos brancos de forte aroma, assim como alguns tintos mais frutados e leves, como os Barbera e o Dolcetto;

Queijos duros e vinhos em carvalho

Nos queijos duros, por sua vez, os sabores são mais intensos e complexos. Como vimos por aqui, os processos de maturação fazem com que esses queijos exijam bebidas mais encorpadas. Para não errar, aposte nos clássicos Cabernet Sauvignon ou Syrah, preferencialmente maturados em barricas de carvalho.

Queijo azul e vinho doce

E para finalizar, para acompanhar um bom queijo azul, dê uma chance aos vinhos doces, como o Porto e Colheitas tardias, que vão promover o contraste doce/salgado que a harmonização exige.

Conclusão

Harmonização de queijos e vinhos não está recheada de segredos, como pode parecer. Pelo contrário, para fazer uma combinação perfeita entre esses dois produtos basta tentar chegar a um bom equilíbrio entre taninos, acidez e corpo da bebida com as características do queijo.

Com as dicas que demos até agora, certamente você terá total condições de receber os seus amigos em casa em uma próxima ocasião sem errar nas escolhas e harmonizações.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap