Você sabe como ordenhar uma vaca com as próprias mãos? Mesmo com toda a modernidade dos avanços tecnológicos, ainda sim há fazendas e locais que ainda preferem (por questão financeira ou prática) utilizar as técnicas tradicionais para fazer a ordenha de suas vacas. Afinal, nem sempre vale a pena investir em um equipamento tão caro para ordenhar um número baixo de vacas.

Alguns fazendeiros, por exemplo, ainda não possuem uma máquina para tal e utilizam a técnica de ordenha manual basicamente porque ordenham por subsistência. E, mesmo que haja a necessidade de alguns cuidados de higiene (e muita paciência e trabalho), a técnica manual acaba sendo mais lucrativa para pequenos produtores.

Cuidados na ordenha manual

Os cuidados necessários para se fazer esse tipo de ordenha são um conjunto de procedimentos rotineiros a serem cumpridos diariamente, procurando sempre as melhores condições para o animal; para a melhor extração do leite, é importante que não estresse o animal.

Outro ponto é quanto a higiene. É importante que o ordenhador esteja sempre com as unhas limpas e cabelos aparados, assim como usar equipamento básico para evitar que caia cabelos e pelos no leite, pode até usar boné. Lavar as mãos com sabonete ou solução desinfetante antes de começar a ordenha também é um ponto importante, assim como manter a roupa sempre limpa e estar saudável; não é bom, por exemplo, que uma pessoa gripada faça a ordenha manual, visto que ela pode contaminar ou transmitir doenças para o leite.

Como é feita a ordenha manual

Bom, depois de todos os cuidados para fazer a ordenha manual, é hora de tirar o leite.

A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.

A técnica consiste basicamente em pressionar os tetos da vaca em movimento suaves e precisos, apertando e puxando pra baixo até expelir o leite no balde.

Geralmente, o produtor de leite opta pela ordenha manual quando o número de vacas em lactação é pequeno, em muitos casos inviabilizando o de investimento, como falamos lá no começo.

E aí, ficou claro como ordenha uma vaca com as mãos? Os nossos produtores parceiros utilizam majoritariamente equipamento para ordenha automática, o que facilita o processo e garante a qualidade do leite e das vacas, mas é sempre bom saber como a ordenha era feita em sua maioria em tempos mais remotos, não é mesmo?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap