Intolerância à lactose

Você sabe como surge a intolerância à lactose? A lactose é uma espécie de açúcar produzido por qualquer mamífero e existente no leite, responsável por aquele gostinho meio doce contido nele. Durante a digestão da lactose, ela se quebra em duas moléculas distintas, a galactose e a glicose, e assim é absorvida por nosso organismo.

O problema começa aí. Temos uma enzima em nosso organismo responsável pela “quebra” da lactose, fracionando-a em galactose e glicose. Sem isso, nosso organismo não absorve estas substâncias e passamos mal. A isto se chama “intolerância à lactose”.

Quer saber como surge a intolerância à lactose?

Como surge a intolerância à lactose?

 Na verdade, não é que a lactose faça mal ao organismo, é que ela não consegue se transformar através de uma reação química absolutamente normal na maioria dos organismos e não ocorre em determinadas pessoas por causa da ausência de enzimas propícias à transformação (de transformar lactose em galactase e glicose).

O nome da famosa enzima é lactase, e ela pode simplesmente deixar de ser produzida em nosso organismo a medida que vamos ficando mais velhos – esse problema pode ter origem genética ou simplesmente decorrer de nossos hábitos alimentares.

Sem a enzima, sem quebrar as moléculas do leite, estas se acumulam no intestino e vão sendo atacadas por outras bactérias existentes ali, o que não é nada saudável e cria uma situação de desconforto digestivo, enjoo e fastio. Se você já passou por isso, sabe como é.

Alergia à proteína do leite

Não confunda a intolerância à lactose com a alergia à proteína do leite. O primeiro ocorre do jeito que já te explicamos: a lactose não se transforma como deveria por causa da falta da enzima lactase. Na alergia, nosso sistema imunológico não suporta as proteínas do leite de vaca e os ataca, causando reflexos em nosso organismo.

Solução para intolerância à lactose

A intolerância à lactose é bastante comum, e há duas saídas para nos vermos livres dela. A primeira, mais radical, é parar de ingerir alimentos à base de leite e seus derivados (queijo, manteiga, etc.).

A outra forma mais confortável de acabar com o desconforto causado pela ausência da lactase é ingerir capsulas com esta substância que já existem no mercado de insumos alimentares – sempre com acompanhamento médico.

Então, ficou claro o que é e como surge a intolerância à lactose?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap