Considerado rico em nutrientes essências ao desenvolvimento da saúde humana, o leite é o alimento mais completo presente na vida dos brasileiros. Mas caso não receba o cuidado devido durante seu processo ordenha, transporte, refrigeração e pasteurização, ele pode acabar se tornando um inimigo silencioso da saúde. Pensando nisso, achamos por bem contar sobre algumas doenças causadas por leite contaminado.

Em alguns casos pode ocorrer do leite transmitir doenças ocasionadas pela ingestão de água ou de alimentos contaminados; bactérias, vírus ou parasitas.

As principais doenças associadas ao leite são divididas em graves, moderados com potencial de disseminação ampla ou moderados com disseminação limitada. Confira os agentes mais comuns são.

Doenças graves

Brucella spp, Clostridium botulinum, Listeria monocytogenes,Salmonella Typhi, Salmonella Paratyphi, Salmonella Dublin, Shigella dysenteriae e os vírus das hepatites A e E.

 

Moderados com potencial de disseminação ampla

Salmonella spp., Escherichia coli, Ecoli enteroinvasiva, E. coli O157:H7, Shigella spp., vários tipos de vírus e Cryptosporidium spp.

 

Moderados com disseminação limitada

Bacillus cereusCampylobacter jejuni e outras espécies, Clostridium perfringens, Staphylococcus aureus, Aeromonas spp., Yersinia enterocolitica e parasitas.

 

Sintomas de doenças causadas por leite contaminado

Os sintomas mais comuns entre os diferentes patógenos causadores de DTA, são:

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dores abdominais;
  • Febre;
  • E perda de apetite.

Em caso de algum desses sintomas e qualquer suspeita de contaminação provinda de leite, recomenda-se a urgente visita ao médico.

Uma vez que o leite é um alimento bem completo e rico em carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, ele se torna um meio de cultura ideal para a proliferação de bactérias patogênicas e, consequentemente, para a disseminação dessas doenças, por isso é importante tomar extremo cuidado com o leite que se consome.

Aqui no Laticínios Taquari, junto a nossos produtores, buscamos seguir ao máximo as normas de higiene e qualidade exigidos pelos órgãos de fiscalização como a ANVISA e Ministério da Agricultura, garantindo assim a máxima qualidade e segurança do leite e dos demais produtos lácteos que produzimos.

E aí, ficou claro quais as doenças causas por leite contaminado?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap