Você é daqueles que preferem o queijo curado ao invés do fresco e quer saber como curar o queijo em casa? Confira como.

O que é a cura

Como já falamos aqui, o processo de maturação oferece novos sabores, novas texturas e ótimas experiências através do tempo.

Curar um queijo significa mudar todas as suas características, uma transformação que muda sua textura, cor, aroma e, principalmente, sabor. Um simples queijo fresco, típico mineiro, pode se tornar tão potente em sabor e aromas quanto um parmesão ou um pecorino, famosos queijos curados italianos.

Como é feito a cura do queijo

O queijo é um produto que não pode faltar na mesa de muitos brasileiros, é aquele que passa de gerações com muitas histórias. Cada um possui sabor próprio, dependendo da região produtora ou do processo de maturação, proporcionando um sabor único e especial.

A maturação do queijo é que dá o resultado do processo, mas como é realizado o procedimento de cura em casa?

Queijos maturados são aqueles que passam por processo de envelhecimento, uma realização que intensifica o seu sabor e melhora a sua conservação.

O segredo da maturação do queijo é o tempo que ele passa no processo, durante a etapa, muitas características da região são fatores que influenciam no resultado final do produto.

O processo de cura existe em duas formas: curado e meia-cura.

Como curar o queijo em casa?

Coloque-o sobre uma tábua ou sobre uma superfície que absorva umidade. Há caixas de cura de queijo que são feitas com telas finas, permitindo assim a circulação de ar sobre toda sua superfície. Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas. Mantenha ele assim por 48, 72 ou mais horas até o exterior dele começar a enrijecer. Isso contribui para que ele envelheça uniformemente. 

A cada dia o queijo secará mais, ficando mais duro e tendo sabores mais ácidos, mais picantes ou mais salgados, de acordo com suas características originais, sendo necessário cortar o queijo para degustação; corte um dos lados de forma que se possa deixar esse lado para baixo na tábua e então prosseguir com a cura.

Para interromper a cura deve-se cortar o queijo em quartos. Após todo o processo esse queijo terá nova textura, sabor, peso e aroma muito mais marcantes.

Conseguiu entender o processo de maturação do queijo? Se tiver mais alguma dúvida, deixe seu comentário.

 

 

Rolar para cima
Rolar para cima