O processo de maturação oferece novos sabores, novas texturas e ótimas experiências através do tempo. Mas você sabe como curá-lo? Vamos aprender como curar o queijo em casa??

Curar um queijo significa mudar todas suas características e essa transformação é marcante quanto ao seu peso, cor, aroma e, principalmente, sabor. Um simples queijo fresco, típico mineiro, pode se tornar tão potente em sabor e aromas quanto um parmesão ou um pecorino, famosos queijos curados italianos.

O queijo é um produto que não pode faltar na mesa de muitos brasileiros, é aquele que passa de gerações com muitas historia. Cada um com seu sabor, a região produtora ou o processo de maturação, proporcionam um sabor único e especial.

A maturação do queijo é que dá o resultado do processo, mas como é realizado o procedimento de cura em casa? Queijos maturados são aqueles que passam por processo de envelhecimento, uma realização que intensifica o seu sabor e melhora a sua conservação.

Qual o segredo para curar o queijo?

O segredo da maturação do queijo é o tempo que ele passa no processo, durante a etapa, muitas características da região são fatores que influenciam no resultado final do produto.

O processo de cura existe opções como curado, meia-cura, fresco.

Coloque-o sobre uma tábua ou sobre uma superfície que absorva umidade. Há caixas de cura de queijo que são feitas com telas finas, permitindo assim a circulação de ar sobre toda sua superfície. Mas se você usar uma tábua de cozinha, o processo consiste em deixá-lo nessa área escolhida da cozinha, e virar o queijo a cada 12 ou 24 horas. Deixar por 48, 72 ou mais horas. Isso contribui para que ele envelheça uniformemente. Cada dia o queijo secará mais, ficará mais duro e seus sabores serão mais ácidos, mais picantes ou mais salgados, de acordo com suas características originais. Sendo necessário cortar o queijo para degustação, corte um dos lados de forma que se possa deixar esse lado para baixo na tábua e então prosseguir com a cura.

Para interromper a cura deve-se cortar o queijo em quartos. Após todo o processo esse queijo terá nova textura, sabor, peso e aroma muito mais marcante.

Conseguiu entender o processo de maturação do queijo? Se tiver mais alguma, deixe seu comentário, e aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre queijos.

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap