Queijo é basicamente feito de leite, então é uma conclusão clara pensar: “bem, acho que consigo fazer eu mesmo, então.” Mas será que dá mesmo pra fazer queijo em casa?

Bom, não devíamos contar isso, por que queijo é basicamente um dos pilares do nosso negócio (afinal, estamos há mais de 30 anos produzindo e vendendo leite, queijos e todo tipo de produtos lácteos), mas a verdade é que dá sim para você fazer seu próprio queijo.

Mas vamos lá, para você que é fã de queijo, hoje vai uma receitinha de como preparar o seu queijo em casa com apenas 4 ingredientes.

Ingredientes do queijo caseiro

Os ingredientes são:

  • dois litros de leite integral;
  • oito colheres vinagre branco;
  • uma colher de chá manteiga;
  • sal a gosto.

Preparo do queijo caseiro

Bom, agora que você já sabe tem os ingredientes em mãos, vamos ao preparo.

Em uma panela, adicione o leite até levantar fervura com a nata e então desligue-o.

Em seguida, aos poucos, coloque as colheres de vinagre; sempre mexendo. Deixe talhar por 15 minutos!

Repare na panela, quando a coalhada estiver separada do soro, está na hora de peneirar.

Use um recipiente grande e uma peneira, então separe o soro da coalhada. Quando a coalhada estiver completamente peneirada, descarte o soro e tempere a massa com sal a gosto.

Lave sua coalhada com um pouco de água ou leite; isso vai garantir que o gosto de azedo saia. Antes de passar para o pote, esprema com cuidado a coalhada na própria peneira, tirando o máximo de soro que conseguir. Passe a coalhada para um pote com tampa e aperte de leve com a colher para que ela tome forma. Leve a geladeira por 12 horas e depois aproveite seu queijo!

Viu como não é tão difícil? Dá sim para fazer queijo em casa, só é preciso um pouco de paciência, mas caso você não tenha (ou não leve jeito pra coisa), lembre-se que nós da Taquari temos diversos tipos de queijo a sua disposição, só você escolher o ideal para sua vontade.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap