Compartilhar o post

O leite é fonte de cálcio e proteína e está presente no café da manhã de grande parte das famílias brasileiras. Isso porque o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. A famosa bebida também é usada na fabricação de outros alimentos, como o queijo e a coalhada.

A diferença nutricional entre o pasteurizado, conhecido como leite de saquinho ou leite barriga mole e leite de caixinha (UHT), é mínima, praticamente inexistente. Ambos mantêm suas características de composição praticamente inalteradas, mesmo em relação às vitaminas A, complexo B e tiamina (vitamina B1) que, naturalmente presentes no leite, permanecem disponíveis imediatamente após seu processamento industrial. 

O que varia entre um e outro é a quantidade de gorduras (3,5% no integral, de 0,5% a 2,9% no semi e até 0,5% no desnatado) e calorias. Os demais nutrientes (cálcio, proteínas, carboidratos e sódio) são iguais.

Quanto à diferença de validade, a mesma ocorre em razão do tratamento térmico aplicado. O leite de caixinha (UHT)é submetido a uma temperatura acima de 100°C, que elimina todas as bactérias que estão presentes no leite. Já o leite de saquinho (pasteurizado) vai a uma temperatura entre 72° e 75°, cujo objetivo é eliminar somente as bactérias patogênicas. Após esse tratamento térmico, o leite UHT é envasado em uma câmara asséptica, onde não existem bactérias.

Assim, o UHT se mantém por quatro meses ou mais, dependendo da temperatura e tipo de envase, enquanto o pasteurizado é envasado em um sistema comum, em temperatura mais baixa. 

Conseguimos sanar a sua dúvida sobre as  diferenças nutricionais entre leite de saquinho e UHT? Se sim, compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude a fazer essa informação chegar mais longe.

 

 

Novidades

Batata hasselback com Provolone Taquari

Um prato prático, sofisticado e quentinho… Batata hasselback com Provolone Taquari é o match perfeito para rechear seu jantar com sabor e cultivar momentos em família.

Rolar para cima