Compartilhar o post

O leite é fonte de cálcio e proteína e está presente no café da manhã de grande parte das famílias brasileiras. Isso porque o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. A famosa bebida também é usada na fabricação de outros alimentos, como o queijo e a coalhada.

A diferença nutricional entre o pasteurizado, conhecido como leite de saquinho ou leite barriga mole e leite de caixinha (UHT), é mínima, praticamente inexistente. Ambos mantêm suas características de composição praticamente inalteradas, mesmo em relação às vitaminas A, complexo B e tiamina (vitamina B1) que, naturalmente presentes no leite, permanecem disponíveis imediatamente após seu processamento industrial. 

O que varia entre um e outro é a quantidade de gorduras (3,5% no integral, de 0,5% a 2,9% no semi e até 0,5% no desnatado) e calorias. Os demais nutrientes (cálcio, proteínas, carboidratos e sódio) são iguais.

Quanto à diferença de validade, a mesma ocorre em razão do tratamento térmico aplicado. O leite de caixinha (UHT)é submetido a uma temperatura acima de 100°C, que elimina todas as bactérias que estão presentes no leite. Já o leite de saquinho (pasteurizado) vai a uma temperatura entre 72° e 75°, cujo objetivo é eliminar somente as bactérias patogênicas. Após esse tratamento térmico, o leite UHT é envasado em uma câmara asséptica, onde não existem bactérias.

Assim, o UHT se mantém por quatro meses ou mais, dependendo da temperatura e tipo de envase, enquanto o pasteurizado é envasado em um sistema comum, em temperatura mais baixa. 

Conseguimos sanar a sua dúvida sobre as  diferenças nutricionais entre leite de saquinho e UHT? Se sim, compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude a fazer essa informação chegar mais longe.

 

 

Novidades

Receita de Curau de Milho

Junho acabou, mais ainda dá tempo de trazer aqui uma das receitas mais amadas das festas juninas para deixar sua mesa saborosa o ano inteiro… Aprenda

Rolar para cima