Será que grávidas podem beber leite? O consumo de leite de vaca é indicado na maioria dos casos porque esse alimento é rico em cálcio, vitamina, zinco e proteínas. Mas e durante uma gestação, quando o organismo da mamãe funciona um pouco diferente, será que esses nutrientes ainda são benéficos?

Grávida podem beber leite durante a gestação?

O leite possui diversos nutrientes que trazem vários benefícios para o bebê e para a gestante.

No entanto, é preciso que a mamãe fique atenta!

O leite cru deve ser evitado, por conter altos índices de microrganismos que podem ser nocivos para a gestante e o bebê.

O ideal é que a grávida opte pelo leite pasteurizado, pois isso garante que foram eliminadas todas as bactérias causadoras de doenças.

Para obter todos os benefícios, é aconselhado que a gestante tome, em média, 750ml de leite de vaca por dia.

O leite também pode ser consumido sob a forma de outros alimentos como queijo, iogurte e bebidas lácteas.

Há diversos motivos que reforçam a importância da mulher grávida consumir leite durante a gestação.

Benefícios do leite na gravidez

Formação da placenta

O leite tem proteínas que são essenciais para a formação da placenta e para o desenvolvimento e crescimento do bebê, porque, principalmente, no segundo e terceiro trimestre de gravidez, a necessidade de ingerir proteína é aumentada.

Desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebê

Um dos principais nutrientes do leite é o cálcio, que é muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebê, mas que também ajuda na redução de problemas dos dentes na mãe.

A quantidade de cálcio que deve ser consumida por dia, durante a gravidez, varia de acordo com a idade da mulher, sendo 1300 mg/dia, para uma mulher entre os 14 e os 18 anos, e 1000 mg/dia, para uma mulher entre os 19 e os 50 anos.

Funcionamento do sistema imunitário

O leite tem zinco que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e no desenvolvimento neurológico do bebê.

Uma baixa quantidade de zinco pode provocar má-formações no bebê, baixo peso, ou em casos graves, morte prematura.

Desenvolvimento cognitivo do bebê

O leite é um alimento que deve ser consumido durante a gravidez porque tem iodo, que é importante para o desenvolvimento e crescimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê e a sua deficiência pode provocar má-formações cognitivas.

Manter a saúde do intestino

Tomar leite na gravidez também ajuda a manter a saúde do intestino devido ao leite possuir probióticos, que são bactérias boas que se encontram, principalmente, no leite fermentado e nos iogurtes.

O consumo de probióticos durante a gravidez tem influência, por exemplo, no intestino do bebê, já que as bactérias boas passam para o feto, durante o parto ou durante a amamentação.

Além disso, os probióticos ajudam na recuperação do peso após o parto e, na prevenção de obesidade, diabetes tipo 2 ou depressão.

Realmente o leite é um alimento indispensável na alimentação da gestante.

Ficou claro se as grávidas podem beber leite? Esperamos ter te ajudado. Qualquer dúvida deixe um comentário, clicando aqui.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap