Será que grávidas podem beber leite? O consumo de leite de vaca é indicado na maioria dos casos porque esse alimento é rico em cálcio, vitamina, zinco e proteínas. Mas e durante uma gestação, quando o organismo da mamãe funciona um pouco diferente, será que esses nutrientes ainda são benéficos?

Grávida podem beber leite durante a gestação?

O leite possui diversos nutrientes que trazem vários benefícios para o bebê e para a gestante.

No entanto, é preciso que a mamãe fique atenta!

O leite cru deve ser evitado, por conter altos índices de microrganismos que podem ser nocivos para a gestante e o bebê.

O ideal é que a grávida opte pelo leite pasteurizado, pois isso garante que foram eliminadas todas as bactérias causadoras de doenças.

Para obter todos os benefícios, é aconselhado que a gestante tome, em média, 750ml de leite de vaca por dia.

O leite também pode ser consumido sob a forma de outros alimentos como queijo, iogurte e bebidas lácteas.

Há diversos motivos que reforçam a importância da mulher grávida consumir leite durante a gestação.

Benefícios do leite na gravidez

Formação da placenta

O leite tem proteínas que são essenciais para a formação da placenta e para o desenvolvimento e crescimento do bebê, porque, principalmente, no segundo e terceiro trimestre de gravidez, a necessidade de ingerir proteína é aumentada.

Desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebê

Um dos principais nutrientes do leite é o cálcio, que é muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebê, mas que também ajuda na redução de problemas dos dentes na mãe.

A quantidade de cálcio que deve ser consumida por dia, durante a gravidez, varia de acordo com a idade da mulher, sendo 1300 mg/dia, para uma mulher entre os 14 e os 18 anos, e 1000 mg/dia, para uma mulher entre os 19 e os 50 anos.

Funcionamento do sistema imunitário

O leite tem zinco que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e no desenvolvimento neurológico do bebê.

Uma baixa quantidade de zinco pode provocar má-formações no bebê, baixo peso, ou em casos graves, morte prematura.

Desenvolvimento cognitivo do bebê

O leite é um alimento que deve ser consumido durante a gravidez porque tem iodo, que é importante para o desenvolvimento e crescimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê e a sua deficiência pode provocar má-formações cognitivas.

Manter a saúde do intestino

Tomar leite na gravidez também ajuda a manter a saúde do intestino devido ao leite possuir probióticos, que são bactérias boas que se encontram, principalmente, no leite fermentado e nos iogurtes.

O consumo de probióticos durante a gravidez tem influência, por exemplo, no intestino do bebê, já que as bactérias boas passam para o feto, durante o parto ou durante a amamentação.

Além disso, os probióticos ajudam na recuperação do peso após o parto e, na prevenção de obesidade, diabetes tipo 2 ou depressão.

Realmente o leite é um alimento indispensável na alimentação da gestante.

Ficou claro se as grávidas podem beber leite? Esperamos ter te ajudado. Qualquer dúvida deixe um comentário, clicando aqui.

Rolar para cima