O leite condensado é um dos queridinhos do povo brasileiro, usado para fazer o famoso brigadeiro e mais uma centena de delícias culinária. Mas ainda que seja muito apreciado por um grande número de pessoas, nem todos sabem como ele é produzido; mas é pra isso que estamos aqui.

Vamos saber como o leite condensado é feito?

Quando o leite condensado foi criado?

O leite condensado é um produto industrial que foi desenvolvido pela primeira vez em 1853, por um norte-americano chamado de Gail Borden Jr. Ele é produzido a partir do aumento da concentração do leite, isto é, há uma diminuição da quantidade de líquido (a água) e o aumento da quantidade de componentes sólidos, como os açúcares.

O termo condensado não quer dizer que o leite obtido da vaca passa pelo processo físico denominado de condensação. A condensação refere-se à passagem de um material do estado gasoso para o estado líquido, e isso não é o que acontece com o leite condensado, pois um dos objetivos do seu processo de produção é retirar parte da água.

Para fazer o leite condensado, são necessárias algumas etapas que devem ser seguidas, veja só.

Como é feito o leite condensado

O leite é colocado em uma centrífuga (equipamento que o faz girar em 360 graus), o que faz com que todas as suas impurezas sejam deslocadas para o fundo do recipiente em virtude da diferença de densidade dos materiais presentes na mistura.

Depois de retirado da centrífuga, passa por um filtro para retirar toda e qualquer impureza sólida ainda presente. Na pasteurização, o leite é aquecido até a temperatura de 75o C e, em seguida, resfriado bruscamente para 20o C. Esse método é realizado para que se elimine os micro-organismos (fungos e bactérias) que possam estar presentes na mistura.

Após a pasteurização, o leite recebe uma generosa quantidade de açúcar (sacarose), que faz com que ele, além de ficar bem adocicado, devido à alta quantidade de açúcar, fique imune ao desenvolvimento de fungos e bactérias. São adicionados cerca de 180 gramas de açúcar por litro de leite.

Já na evaporação, a mistura de leite e açúcar é colocada em um equipamento (que controla pressão e temperatura) que irá aquecer até uma temperatura máxima de 70o C. O aquecimento segue até que cerca de 60% da água seja evaporada, e logo em seguida, o aquecimento é interrompido e a mistura é submetida a um súbito resfriamento (até 18oC). Ao final, é adicionada lactose em pó para aumentar a viscosidade do líquido e evitar a cristalização do açúcar.

E tcharam, leite condensado pronto.

Tentamos mostrar como o leite condensado é feito da maneira mais detalhada possível. É incrível como as coisas se originam, né? Você tinha noção de que uma latinha de leite condensado envolve tanto trabalho duro por trás?

Interessante não e mesmo? Continue acompanhando nosso blog

 

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap