Muitos são os motivos para as pessoas deixarem de consumir leite de vaca, como por exemplo, a intolerância a lactose, alergia à proteína do leite e veganismo, mas o que essas pessoas não sabem é que o leite de soja (principal substituto do leite) acaba não cumprindo no organismo todos os papeis do leite.

Diferença entre leite e leite de soja

O leite de soja é uma bebida mais encorpada e com sabor mais forte e característico. Entre os leites vegetais, é aquele possui proteínas em maior variedade e maior quantidade.

A soja é um alimento muito nutritivo. Como o leite de vaca, contém proteína, carboidrato e gordura. Mas olha as diferenças: a proteína da soja é de origem vegetal enquanto que a do leite de vaca é de origem animal. O açúcar da soja é glicose, frutose e sacarose, não tem lactose. A gordura da soja não tem colesterol e ainda ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue.

Já o leite é um alimento saudável e completo, fornece todos os principais nutrientes, como gorduras, carboidratos e proteínas. Pode ajudar os seres humanos em uma ampla gama de proteínas de defesa do hospedeiro, pois vários efeitos antimicrobianos benéficos são encontrados em leites humanos e bovinos.

Outras opções

Antigamente o leite de soja era praticamente o único substituto do leite de vaca, mas atualmente o mercado de alimentos vem trazendo novas opções que tornam o cardápio mais variado e mais nutritivo, mas nenhuma delas cumpre o papel do leite, cabendo ao consumidor ter que substitui-lo por duas, três e até quatro produtos diferentes, para preencher toda as lacunas que a abstenção do leite causa.

Caso queira deixar de lado o leite animal e substitui-lo por leite de soja, consulte primeiro um nutricionista para que essa transição ocorra da maneira mais saudável possível, evitando assim qualquer mal-estar ou falta de vitaminas e proteínas indispensáveis para a saúde.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap