O leite desnatado realmente tem um gosto mais “aguado” do que o integral, mas se engana quem pensa que isso o torna menos nutritivo. Na verdade, ele só tem menos gordura e menos calorias!  A quantidade de cálcio, por exemplo, é a mesma nas duas versões.

Assim, o leite desnatado deve ser preferido por aqueles que desejam perder uns quilinhos e estão em uma dieta que prioriza a baixa ingestão de gorduras. Um copo de leite integral com café tem aproximadamente 110 calorias. Já a versão com leite desnatado tem aproximadamente 66 calorias.

É a diferença na quantidade de gordura que determina essa diferença. O integral tem um teor mínimo de 3%, enquanto o semidesnatado varia de 0,6 a 2,9% e o desnatado tem no máximo 0,5%. O leite desnatado possui menos gordura, mas isso não significa que seja o mais indicado para todos. Quem não possui sobrepeso e não enfrenta problemas como o de colesterol alto, não precisa evitar a gordura do leite. Pelo contrário, a gordura existente no alimento compõe uma alimentação rica. 

Seu organismo agradece

O desnatado deve ser escolhido por indivíduos que precisam reduzir os níveis do colesterol LDL do sangue, o popularmente conhecido como colesterol ruim.

Ele não contém as vitaminas A e D presentes no leite integral, mas, em compensação, possui índices de gordura muito baixos. O leite desnatado mantém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral, de modo que pode substituí-lo sem que a saúde seja prejudicada. O que o torna menos “energético” é, de fato, a gordura. Este tipo de leite, tal como o integral, pode ser usado também na culinária.

Se tiver mais alguma dúvida deixe seu comentário, siga nosso site e fique por dentro de todos os produtos que fornecemos e os benefícios de cada um deles.

 

 

 

Rolar para cima
Rolar para cima