Para te responder essa pergunta, primeiro temos que explicar para quê é feito o leite em pó: para aumentar a longevidade do leite, para impedir que se deteriore rapidamente. Isso, é claro, facilita a industrialização e a comercialização deste poderoso e delicioso alimento.

Pronto. Agora vamos aprender como se faz o leite em pó. Aí é mais simples ainda: desidratando-o. Apesar de rico em proteínas, vitaminas e cálcio, indispensáveis à boa saúde humana, 90% do leite de vaca é constituído de água, e através da desidratação, o  laticínio ou fabricante consegue retirar toda a água do leite que, assim, passa a ser constituído apenas de suas partes sólidas, o que lhe dá um aspecto de “pó”.

Quer aprender um termo mais técnico? Após sua desidratação, o leite fica granulado. A desidratação ocorre através do aquecimento  à temperatura média de 70o C em paredes metálicas. Depois disso, o leite granulado e livre de água poderá ser armazenado, dispensado e por fim vendido sem risco de deterioração rápida, mantendo seus nutrientes indispensáveis à alimentação saudável do consumidor.

Mesmo teor de gordura

Atenção. O composto não perde gordura, mas essa varia conforme a bebida de origem antes da granulação. Pode acontecer, portanto, que um leite em pó seja “magro” e com pouca gordura ou integral e bastante gorduroso. O formado da produção e da comercialização do leite, em pó ou líquido, não afeta necessariamente seu teor de gordura de origem.

Uma outra utilidade , que todo mundo ama,  é fazer deliciosas receitas, como o doce de leite em pó e a pipoca doce… Hum!!! Deu até agua na boca não é mesmo?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap