O leite é um alimento único com um excelente equilíbrio nutricional para o nosso organismo, por isso é consumido em todo o mundo. Leite integral, desnatado ou semidesnatado, qual o melhor pra você? É até difícil definir com as várias opções que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

Mas, não é de surpreender que a principal diferença entre os três tipos de leite encontrados no mercado seja o teor de gordura que cada tipo de leite tem. Claro, isso também interfere nas calorias. Para ter uma ideia, embora o teor de gordura da versão completa seja de 3%, o teor de gordura da versão semidesnatado é de 0,6-2,9%.

Falando assim, parece óbvio que o desnatado deveria ser o eleito para compor a dieta no dia a dia. Mas a verdade é que não deveríamos focar apenas em calorias e gordura mesmo que ela seja saturada.

O leite semidesnatado, por exemplo, é uma ótima versão, pois é a que mais se aproxima da composição completa e mantém o sabor da gordura do leite. Portanto, utilizá-lo em receitas à base de leite (como bolos, massas, iogurtes e bebidas lácteas) também é uma opção saudável. Em relação ao seu valor nutricional, o leite meio gordo contém mais vitaminas A, D e E do que o leite desnatado. Todas essas substâncias são essenciais para garantir uma boa saúde da pele e dos olhos, melhora a saúde do coração, aumentar a absorção de cálcio no corpo e ajuda a acelerar o metabolismo. Porém, o mais adequado depende das necessidades individuais de cada pessoa.

Com base nesses pontos, a opção semidesnatada em geral seria a mais vantajosa, já que tem gordura, mas não muita e mais sabor do que o leite desnatado. Porque não adianta ser magrinho e não ter alegria ao se alimentar, e nem matar a fome, certo?

Saúde e bem-estar vão muito mais além que as calorias…

E agora, já está mais fácil definir entre leite integral, desnatado ou semidesnatado, e descobrir qual o melhor pra você?

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