Leite fermentado e leite pasteurizado

É claro que você já ouviu falar de leite pasteurizado e leite fermentado. Pra todo lugar e o tempo todo você teve acesso a estes conceitos e, na maioria das vezes, não quis conhecer os detalhes de um e de outro, tamanha a naturalidade com que recebemos informações hoje em dia. Uma naturalidade que por vezes nos impede de aprofundar, estudar, tirar dúvidas e guardar conceitos. Sabe por quê? É informação demais, o tempo todo!

Então, destes conceitos e dúvidas nós vamos te livrar agora. Aprenda de uma vez, simples e fácil, vamos lá?

Leite pasteurizado, o que é?

 

O leite pasteurizado é o leite primeiro fervido e depois resfriado a temperaturas extremas. Esse processo contribui para ressaltar seu valor nutricional e livrá-lo das bactérias maléficas à saúde e impurezas.

Os produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos são chamados de “probióticos”, e com a fermentação o leite se transforma em um alimento probiótico. E é por isso também que você não precisa ferver o leite pasteurizado: como ele já foi fervido, as bactérias e impurezas que nele poderiam existir já estão mortas.

Leite fermentado, o que é?

 

O leite fermentado é o mesmo leite pasteurizado, só que acrescido de fermentos em uma transformação química que permitirá ao leite se transformar em coalhada, iogurte, etc. Aí se acrescem ao leite as bactérias do bem, os lactobacilos, que permitirão que esta transformação do leite também forneça outros alimentos saudáveis e deliciosos.

Viu só como foi simples e rápido aprender as diferenças entre o leite pasteurizado e o leite fermentado? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre leites e queijos.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap