Sem dúvida somos grandes consumidores de leite, mas você sabe como conservar e armazenar corretamente? Continue com a leitura, e esclareça dúvidas como, por exemplo, se o leite pode ficar fora da geladeira.

Se ainda estiver fechado, o leite pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e sem umidade, já ao abri-lo, limpe bem à caixa e mantenha na geladeira em sua própria embalagem, pois ela foi projetada para manter afastadas as bactérias.

Uma boa dica de conservação é colocar uma pitada de sal dentro da caixinha, para aumentar a durabilidade do produto. Não precisa se preocupar, essa pitada de sal não irá alterar o sabor.

Para congelar, basta colocar no refrigerador. Vale lembrar que a caixinha deve estar bem limpa e deve ser consumido em no máximo 4 meses. Para o processo de descongelamento, basta retirar do freezer ou, se tiver pressa, colocar na panela com um pouco de leite fresco e esperar voltar ao estado líquido.

Tipos de leites e conservação

 Pasteurizado tipo A: Tem grande qualidade de microbiológica. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.

Pasteurizado tipo B: É extraído de forma mecânica, tem média qualidade microbiológica, possui todo o teor de gordura original. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.

Pasteurizado tipo C: Possui baixa qualidade microbiológica. Deve ser armazenado e transportado sob refrigeração.

Leite ultrapasteurizado (UHT): Pode ser transportado e armazenado em temperatura ambiente e consumido no prazo de 3 meses a partir da data do seu processamento.

Saber como armazenar o leite corretamente garante a qualidade e a segurança do alimento.

Gostou das nossas dicas de como armazenar o leite? Entendeu se o leite pode ficar fora da geladeira?

Siga nosso blog, e confira os outros artigos sobre o assunto.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap