imagem mostra duas garrafas de vidro com leite

Na verdade, não se extrai a lactose do leite.. Esse “açúcar” a que algumas pessoas têm intolerância, na verdade passa por uma reação química, que acaba por transformar a lactase em outro componente.

As indústrias adicionam à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que provoca uma hidrólise. Para quem não se lembra das aulas do Ensino Médio, a hidrólise é uma reação química de quebra da ligação de uma molécula a partir da adição de uma molécula de água. No caso da lactose, o resultado dessa reação são outros dois açúcares, a glicose e a galactose. É por esse motivo que o leite sem lactose costuma ser mais adocicado.

A produção em massa do leite sem lactose tem facilitado, e muito, a rotina dos consumidores alérgicos…. Com esse tipo de leite é possível o consumo diretamente ou em receitas, como bolos, pães, tortas e etc, trazendo de volta à essas pessoas hábitos simples como um café da tarde com os amigos…

Os preços também acabaram ficando mais acessíveis, e a maioria das grandes redes de supermercados oferecem esses produtos rotineiramente e com boas opções de marca.

 

Rolar para cima