O queijo é uma das iguarias mais apreciadas no mundo, e nosso queijo Minas então, nuuuu, faz sucesso no Brasil todo. Mas você já se perguntou quantos litros de leite são necessário para a produção de um queijo desses?

Vamos contar pra você.

Quanto leite é preciso para fazer um queijo

Para a fabricação de um queijo de mais ou menos um quilo, são necessários em média 10 litros de leite de vaca; lembrando que aqui estamos falando da produção do queijo Minas.

Como o queijo é produzido

O processo para a fabricação do queijo exige que coar o leite em um pano e em seguida colocar na panela e aquecer numa temperatura média de 35ºC a 40ºC. Em seguida, é preciso adicionar o coalho e uma pitada de sal, previamente diluído em um pouco d’água, misturar o leite mexendo com a escumadeira metálica. Tampar a panela e deixá-la em um lugar que mantenha a temperatura constante.

A coagulação deverá acontecer em torno de 40 a 50 minutos. Verificar se a coalhada está no ponto, se estiver cortar a massa com a faca em pequenos cubos, em seguida mexer a massa com a escumadeira, por 5 minutos com intervalos de 3 minutos de descanso, por um período de 30 minutos. Aquecer a massa até 38ºC mexendo sempre, em seguida, retirar todo o soro com o auxílio do pano branco. Salgar a massa com os 25 g de sal ou a gosto.

Colocar a massa no pano branco e na forma, em seguida prensar  com um peso de 2,5Kg por duas horas, virar o queijo na forma e deixar por mais duas horas. Após este prazo retirar o queijo colando o mesmo numa tábua em lugar ventilado por aproximadamente 5 dias virando o mesmo todos os dias, após esse período, fazer a lavagem com a escova, poderá ser usado o soro fresco de outros queijos.

É necessário que o local para o manuseio do queijo seja livre de insetos e poeira. O prazo de validade é de até 60 dias, podendo sofrer variações conforme o clima.

E aí, agora você sabe tudo sobre queijo, vamos conhecer os queijos Taquari?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap