Você conhece a coalhada e seus benefícios à saúde? Ela é um alimento lácteo natural muito consumido no mundo todo e tem uma legião de fãs aqui no Brasil. 

Resultante de fermentação natural ou estimulada do leite, além de saborosa, ela possui diversos usos.

Quer saber mais sobre ela?

O que é a coalhada

Sua produção se dá através da fermentação natural ou estimulada do leite, como já falamos. Essa coagulação do leite pode ser obtida usando-se uma enzima designada quimosina ou coalho. O leite coalhado é a parte sólida, resultante da coagulação, fermentação do leite, enquanto a parte líquida é chamada de soro.

Esse subproduto do leite resulta da ação de fermentos láticos selecionados – ou por bactérias láticas mesófilas – sobre o leite pasteurizado ou esterilizado. O teor em ácido lático deve estar na faixa entre 0,5% e 1,5%.

O mais interessante sobre a coelhada é que, geralmente, pessoas com intolerância à lactose conseguem comer coalhada sem sentir os sintomas da intolerância, como dores abdominais e diarreia, pois a maior parte da lactose do leite é consumida pelas bactérias benéficas que fermentam o leite durante o processo de produção da coalhada. 

Benefícios da coalhada

A coalhada traz benefícios para a saúde como favorecer o ganho de massa muscular, por ser rica em proteínas, e melhorar a flora intestinal, por ter bactérias importantes para a saúde do intestino.

 O consumo regular de coalhada traz os seguintes benefícios para a saúde:

  • Melhora a saúde intestinal, por conter bactérias boas e que melhoram a flora intestinal;
  • Ajuda a ganhar massa muscular, por ser rica em proteínas;
  • Ajuda a prevenir e combater gastrite causada por H. pylori, pois as bactérias da coalhada ajudam a destruir a H. pylori no estômago;
  • Fortalece os ossos e os dentes, por ser rica em cálcio e fósforo;
  • Previne prisão de ventre e diarreias, por equilibrar a flora intestinal;
  • Repoem a flora intestinal após períodos de infecção intestinal ou quando houve uso de antibióticos;
  • Ajuda a emagrecer, por ter poucas calorias e baixo índice glicêmico.                                                             

Entendeu o que é a coalhada e quais são seus benefícios? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados ao leite e seus derivados.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap