Você sabe o que é a hipolactasia? Esse termo ainda é bem desconhecido da maioria das pessoas, mas é de grande importância para amantes de leite e produtos lácteos, afinal, ele tem relação direta com o consumo desses produtos tão comuns no nosso dia a dia.

Siga com a leitura, e descubra mais…

Hipolactasia, o que é isso?

A hipolactasia é a diminuição ou ausência da capacidade de produzir a lactase, enzima presente nas microvilosidades intestinais, responsável pela dissociação da lactose (galactose β-1,4 glucose) em galactose e glicose.

A incapacidade de produzir a lactase resulta na intolerância à lactose.

No ser humano, a lactase é geneticamente programada para ser expressa durante os primeiros anos de vida, sendo sua expressão cancelada irreversivelmente durante a adolescência (hipolactasia de início tardio).

A persistência da expressão da lactase é considerada uma mutação transmitida de maneira autossômica dominante, tendo-se identificado diversos polimorfismos associados a esta atividade. A ausência de lactase pode ser congênita, transitória ou de início tardio. A hipolactasia pode ser diagnosticada pelo teste de tolerância à lactose que consiste em monitorar a glicose sanguínea após uma dose oral de lactose.

Qual a diferença entre a hipolactasia primária adulta e a intolerância à lactose congênita?

A diferença entre a hipolactasia primária do adulto e a intolerância à lactose congênita é molecular.

Na primeira, a enzima lactase é normal, mas diminui a expressão ao longo da vida.

Na segunda a enzima, a lactase está ausente ou é truncada.

Qual exame detecta a hipolactasia?

Em grandes laboratórios de análise clínica já é possível realizar o teste molecular para a pesquisa de hipolactasia primária com alto grau de sensibilidade e especificidade, sendo realizado em amostra de sangue periférico por PCR, seguida de reação de sequenciamento para a detecção da variante genética C/T – 13.910, localizada no gene MCM6. O resultado geralmente sai em dez dias.

Conseguiu entender mais sobre esse assunto tão complexo? Qualquer dúvida deixe nos comentários. Continue seguindo nosso blog.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipolactasia

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap