O que vaca leiteira come

Você sabe o que é uma vaca leiteira come e o que é preciso para produzir um bom leite? Bom, para a segunda questão, a resposta é: um pouco de tudo! Frase de grandes produtores rurais que não está errada.

É preciso uma logística eficiente de transporte, coleta e produção do leite, e nisso temos aliadas poderosas que devem ser tratadas como rainhas, caso contrário… nada de leite.

Mas e quanto a primeira pergunta, o que afinal as vacas leiteiras comem? Vamos te contar.

O que uma vaca leiteira come?

Não há dúvida de que na alimentação de vacas leiteiras é preciso atenção no balanceamento da dieta. Para vacas em lactação, as quantidades de nutrientes variam de acordo com o peso corporal, a produção de leite, o estágio de lactação e a ordem de parição.

Em sistemas de produção de leite, que realizam o pastejo intensivo durante o período das chuvas, as pastagens podem fornecer nutrientes que permitem alcançar níveis de produção de leite de até 14 litros por vaca por dia, sem necessidade do uso de concentrado.

Ainda assim, à medida que o manejo do pasto é menos intensivo, o valor nutritivo do capim diminui, demandando uso de suplementação concentrada.

Quando ocorre menor crescimento do pasto durante a estação seca, também é preciso incorporar a suplementação volumosa, como cana de açúcar picada e misturada com 1% de ureia, ou silagem de boa qualidade. Nesse período, o concentrado formulado deve ter mais de 20% de proteína bruta, haja vista que a maior parte dos suplementos volumosos apresenta teores de proteína abaixo de 8%.

No ambiente natural, as vacas leiteiras costumam pastar de 4 a 5 horas ao dia, tempo este preenchido por várias pequenas refeições ao longo do período, mas com as maiores acontecendo no início da manhã e ao fim da tarde.

Nos sistemas intensivos, com a ração fornecida no cocho, a ingestão diária de matéria seca acontece em até 6 horas divididas em sete ou mais pequenas refeições.

Outra base fundamental para uma boa produção de leite é o consumo de água, vacas leiteiras devem consumir de 80 a 100 litros por dia. Muita coisa não é mesmo? Mas se não tratarmos nossas vacas como verdadeiras Cleópatras, nada de leite. hehe

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap