Queijos são alimentos deliciosos e democráticos. Afinal, cada região e cultura tem seus próprios tipos de queijos. Toda essa versatilidade permite que ele seja universalmente acessível, já que há queijos para todos o gostos e bolsos. Até mesmo para o bolso de quem não se importa em pagar uma pequena fortuna em um queijo.
Quer descobrir qual o queijo mais absurdamente valorizado da Terra? Você vai se surpreender.
O queijo mais caro do mundo
Enquanto que os convencionais queijos costumam vir do leite de vaca, cabra ou búfalas (as esposas dos búfalos), o queijo mais caro do mundo vem do leite de… BURRA. Você não leu errado. Mais especificamente de uma espécie que vive nos Balcãs, sudeste da Europa.
O chamado queijo “Pule” é produzindo em uma fazenda na Reserva Especial Natural de Zasavica, na Sérvia, e apenas 450 gramas dele podem custar cerca de, pasmem, 1.000 dólares.
Uma das razões para isso é que as burras não produzem muito leite e precisam ser ordenhadas manualmente três vezes ao dia. Logo, é possível fazer apenas 90 quilos de Pule em um ano, o que explica o valor elevado do produto final, de cor branca, aparência quebradiça e sabor salgado e intenso.
Para fazer um quilo de queijo são necessários 25 litros de leite e uma burra dá apenas 20 litros por ano, quase a mesma quantidade que uma vaca leiteira europeia produz a cada 24 horas.
O queijo de leite de burra é difícil de ser preparado, pois possui pouca caseína, a proteína responsável pela cura do queijo, no processo então é misturado 40% leite de cabra, junto à 60% de leite de burra.
O super leite de burra
O leite de burra é altamente nutritivo e conhecido por fortalecer a imunidade. Pesquisadores da Universidade de Nápoles, na Itália, também descobriram que o leite de burra contém menos gordura e é mais nutritivo que o de vaca, bem como funciona como uma proteção extra para o coração, uma vez que contém ômega 3 e seis ácidos graxos que reduzem o colesterol.
Também é bastante similar ao humano, tanto pela composição como pelo sabor, e pode ser consumido sem ferver, já que não contém bactérias. Além disso, esse leite tem 60 vezes mais vitamina C que o de vaca, é rico em vitaminas B, D12 e E, em minerais e proteínas.
A lista de propriedades é longa: reforça a imunidade, revitaliza o organismo e funciona como remédio para a bronquite e para a asma infantil. Não é atoa que o queijo feito a partir do leite de burra é o mais caro do mundo, além de ser dificílimo sua produção, ele é altamente benéfico à saúde.
Você teria coragem de comprar ou experimentar um queijo desses?