O leite é um alimento essencial no dia a dia de um grande número de pessoas em virtude de seu elevado valor nutricional, além de sua enorme gama de possibilidades culinárias…

Mas você sabia que o leite é basicamente água?

Esse alimento é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Os elementos sólidos representam aproximadamente 12 a 13% do leite e a água, aproximadamente 87%. Os principais elementos sólidos do leite são lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas. Esses elementos, suas distribuições e interações são determinantes para a estrutura, propriedades funcionais e aptidão do leite para processamento. As micelas de caseína e os glóbulos de gordura são responsáveis pela maior parte das características físicas (estrutura e cor) encontradas nos produtos lácteos.

A variação da parte sólida do leite é diferente em cada tipo desse alimento, sendo assim o produto desnatado, semidesnatado e integral tem composições diferentes…

Isso acaba acarretando um confusão comum a muitas pessoas:  pensar que pode ser adicionado água em leite integral, por exemplo… Mas realmente pode colocar água no leite?

Leite desnatado é leite integral com água?

O leite desnatado realmente tem um gosto mais “aguado” do que o integral, mas se engana quem pensa que isso o torna menos nutritivo. Na verdade, ele só tem menos gordura e menos calorias!  A quantidade de cálcio, por exemplo, é a mesma nas duas versões.

Assim, o leite desnatado deve ser preferido por aqueles que desejam perder uns quilinhos e estão em uma dieta que prioriza a baixa ingestão de gorduras. Um copo de leite integral com café tem aproximadamente 110 calorias. Já a versão com leite desnatado tem aproximadamente 66 calorias.

É a diferença na quantidade de gordura que determina essa diferença. O integral tem um teor mínimo de 3%, enquanto o semidesnatado varia de 0,6 a 2,9% e o desnatado tem no máximo 0,5%. O leite desnatado possui menos gordura, mas isso não significa que seja o mais indicado para todos. Quem não possui sobrepeso e não enfrenta problemas como o de colesterol alto, não precisa evitar a gordura do leite. Pelo contrário, a gordura existente no alimento compõe uma alimentação rica.

Dúvida comum entre as mamães

É comum escutar também das mães de bebês na faixa etária de 1 a 2 anos, que adicionar um pouco de água no leite integral pode evitar possíveis reações alérgicas,diarreia ou prisão de ventre nas crianças…

Mas não existe nenhum estudo sério sobre o assunto, pois a adição de água não torna o alimento livre da lactose (principal motivador de alergias à leite) ou nem mesmo deixa o leite mais leve, evitando problemas gastrointestinais.

Na dúvida procure um pediatra, ele é o profissional ideal para aconselhamento sobre alimentos para bebês e crianças.

Gostou desse texto?  Conseguiu entender se pode colocar água no leite? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados a saúde e bem-estar.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap