Você sabe o que é a proteína do soro de leite? O whey protein é derivado do soro de leite, que é extraído durante a fabricação do queijo. Ele possui alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada. Também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro.

Pesquisas recentes demonstram sua grande aplicabilidade no esporte, com possíveis efeitos sobre a síntese proteica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade e melhora do desempenho físico.

O que é o whey protein?

Ele é uma proteína derivada do soro do leite, que é o composto principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina. A segunda está presente em maior quantidade nesse suplemento, fazendo com que o produto seja de fácil digestão e absorção. 

O whey fornece todos os aminoácidos não produzidos pelo organismo e é rico em BCAA —aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), importantes para a síntese (produção) de fibras musculares.

Benefícios do Soro de Leite

O consumo regular de soro do leite traz os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Estimular o ganho de massa muscular, especialmente em pessoas que praticam atividade física regularmente e em idosos;
  2. Acelerar a recuperação muscular após o treino;
  3. Reduzir a degradação muscular, por ser rica em BCAAs;
  4. Ajudar na perda de peso, pois reduz a produção de gordura corporal e a sensação de fome;
  5. Favorecer a manutenção da massa muscular durante dietas para perda de peso;
  6. Ajudar a manter a saúde óssea, por ser rico em cálcio;
  7. Melhorar o humor, por ser rico em triptofano, o precursor de um hormônio cerebral que dá a sensação de bem estar;
  8. Ajudar no controle da pressão arterial, por manter os vasos sanguíneos relaxados;
  9. Fortalecer o sistema imunológico, por conter anticorpos.

Para quem é indicado?

Como as proteínas são essenciais para o reparo e construção da massa magra após o exercício, o suplemento é indicado tanto para a recuperação de atletas que praticam esportes aeróbicos de longa duração (corrida, triatlo, ciclismo) quanto para pessoas que buscam hipertrofia, ganho de força e potência muscular.

 Gostou de saber disso? Siga-nos e fique por dentro das curiosidades do mundo dos laticínios.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap