Você é daqueles fanáticos pelo queijo provolone como nós? Nós te entendemos, ele é ótimo como tira-gosto, ingrediente e até como lanche.

Ele possui um sabor levemente picante, com casca rígida, fina e em tom amarelo. Tem até mesmo provolones bem picantes, onde são adicionados, durante o processo de maturação, o coalho de cabrito que deixa o sabor mais forte, o que acaba acelerando o processo.

Quer saber como surgiu o queijo provolone?

Origem

Primeiramente, sua origem é italiana, e nem precisa dizer que ele é produzido com leite de vaca, né?

Tudo começou com o queijo provola, um alimento italiano que era utilizado como aperitivo. Foi então que, no século 19, diversos cozinheiros italianos tiveram uma grande ideia: aumentar o tamanho do queijo provola!

Desse experimento surgiu o provolone, que nada mais é do que o termo italiano para se referir à “grande provola”. A nova invenção deu tão certo que foi exportada para o resto do mundo.

Em pouco tempo, esse queijo se tornou popular em outras regiões da Europa, até então ganhar o mundo.

Por que o provolone é diferente?

O diferencial do queijo provolone está no sabor levemente picante, como já mencionamos. Isso ocorre graças às doses de lipase de cabrito, uma substância adicionada ao leite. Esse procedimento é necessário porque a pasteurização modifica a lipase natural presente no leite. A dose de lipase de cabrito varia de acordo com a preferência pessoal ou o fabricante. 

Depois de produzido, o provolone deve ser defumado. Dessa forma, o processo consiste em expor o produto à fumaça para que o queijo conserve seu sabor, é ai então que ele adquire a tradicional casca marrom que o envolve e que pode ser consumida sem problemas.

Benefícios do provolone

O queijo provolone é o campeão em quantidades de cálcio. Uma alimentação rica nesse mineral é importante para fortalecer nossa estrutura óssea. 

Ao contrário do leite, a proteína do provolone é mais fácil de ser digerida porque uma etapa da digestão já foi feita durante a coagulação do queijo.

O provolone passou a ser fabricado em diversos tamanhos, com sabor, forma e aroma variando do picante ao suave, dependendo da região em que é produzido; aqui na Taquari mesmo nós produzimos queijo tipo provolone fresco sabor defumado no formato tradicional e bolinha.

Em suma,  a maturação também interfere nesse processo, existem regiões em que o provolone é consumido mais maturado (e aí ganha um sabor ainda mais marcante) e em outras ele é mais suave.

Conseguimos esclarecer como surgiu o queijo provolone? Deixe seu comentário, siga nossa página e fique por dentro de todos os nosso produtos.

Rolar para cima