Quem nunca foi comer um lanche na casa de um conhecido, pediu a manteiga e recebeu um pote de margarina? Será que é tudo a mesma coisa? Essa dúvida é muito comum…
Siga com a leitura e entenda qual a diferença entre manteiga e margarina.
Manteiga
Desde os tempos antigos, a manteiga existe e é a base de muitas receitas, pois pode aumentar a textura, melhorar o sabor e até fazer o preparo brilhar.
A manteiga é feita de leite, a qualidade desse ingrediente é primordial para o resultado final.
O processo é feito da seguinte forma: a gordura do leite é separada do resto dos ingredientes para obter a gordura do leite. Esse creme é batido até ficar cremoso e depois passa por um processo de pasteurização, ou seja, esterilização para evitar o aparecimento de bactérias.
Depois disso, a manteiga ainda passará por outros processos para obter a consistência e durabilidade que conhecemos.
Curiosidade: São necessários em média 20 litros de leite para produzir 1 kg de manteiga.
Margarina
Por outro lado, a margarina vem de gorduras vegetais e não animais, como é o caso da manteiga. No entanto, para obter o sabor e a consistência que conhecemos, o óleo vegetal passa por um processo de hidrogenação: em temperaturas extremamente altas, a margarina incorpora partículas de hidrogênio sintético à margarina. O processo também eventualmente converte gorduras insaturadas em gorduras saturadas e gorduras trans saturadas, as temidas gorduras trans.
Enquanto a manteiga é produzida através de um processo totalmente natural e feita a partir de gordura animal, a margarina é fabricada em um processo químico aplicado à óleos vegetais.
Por isso os sabores são tão distintos uma da outra… Sem falar claro, na questão saúde… Mas isso é assunto para outro texto!
E aí , conseguiu entender qual a diferença entre manteiga e margarina? Continue seguindo nosso blog, e fique por dentro de temas sobre alimentação e muito mais.