Aja estômago!!! Sim, existe queijo com larvas!
A Itália pode ser conhecida por sua comida deliciosa, mas até os mais aventureiros ficariam surpresos com esse queijo “ diferente”.
Esse queijo, conhecido como Casu Marzu, é da região da Sardenha e é uma derivação do Pecorino, famoso pelo sabor forte. O Casu Marzu tem centenas de anos, e o processo de produção é algo de que os locais se orgulham muito, pois faz parte da herança cultural da Sardenha.
Mas afinal, o que faz esse queijo ser tão peculiar? Um ingrediente para lá de especial: larvas vivas de mosca.
Ham??
Calma, existe uma explicação…
Para degustar dessa especialidade da região, é necessário deixar um queijo pecorino (feito de leite de ovelha) apodrecer em local seco. Após o processo, as moscas depositam seus ovos. Quando as larvas nascem, começa a escorrer um líquido como se fossem lágrimas. Daí que vem o apelido do casu marzu, o queijo chorão.
Na hora de comer, recomenda-se usar uma mão para cortar o queijo e outra para cobrir o rosto. Afinal, você não vai querer que as larvas vivas saltem na sua boca. Se isso não for problema, é só colocá-lo em um saco de papel e apertar. Quando os vermes estiverem mortos é a hora de comer.
A explicação é que as larvas digerem a gordura do queijo, tornando a textura mais macia e cremosa. Vale ressaltar que o queijo deve ser apreciado enquanto as larvas estão vivas, pois uma vez que morrem o queijo fica com um amargor intragável.
A população da Sardenha, considera o casu marzu como altamente afrodisíaco, mas seu comércio e fabricação são atividades ilegais e terminantemente proibidas pelo órgão sanitário italiano. As larvas Piophila casei podem chegar até aos 15 centímetros e são resistentes aos ácidos estomacais humanos. Mesmo assim, alguns artesãos continuam produzindo o queijo tradicional, que pode ser comprado no mercado negro a um preço muito alto, consolidando seu status na cultura Sardenha.
E você, teria coragem de experimentar essa “ iguaria”?