Você sabe como reconhecer o queijo estragado? Primeiramente, é importante lembrar que o queijo é um alimento derivado do leite de diferentes animais, como vaca e cabra, e possui milhares de variações, que mudam desde a textura ao sabor, alguns até mesmo são consumidos… estragados.

Por isso, vamos dar uma visão geral do que pode ser considerado um queijo perdido, estragado, passado do tempo. Vamos lá?

Como reconhecer um queijo estragado

A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.

No caso dos queijos frescos, cremosos, ralados e fatiados com mofo na superfície, dificilmente aproveita-se o interior, porque fungos e bactérias espalham-se rapidamente dentro deste tipo de queijo e, por isso, deve-se jogar fora todo o queijo.

Já nos queijos duros e curados, como parmesão ou gouda, pode-se remover a superfície estragada e comer o restante do queijo de forma segura, porque estes tipos de queijos têm menos umidade e dificultam o crescimento dos micro-organismos, não estragando o restante do queijo.

Lembre-se sempre de procurar pistas visuais, como por exemplo, uma camada extrafina e viscosa, áreas escuras, secas e rachadas num queijo duro ou manchas amarelas num queijo azul.

Observe também o aroma do queijo, apenas queijos especiais, como o Roquefort e o Gorgonzola apresentam cheiros fortes, aroma estranho em outros tipos de queijo pode ser sinal de que ele já passou do ponto. 

A aparência e textura são aspectos que mudam muito de acordo com o tipo de queijo em questão, assim como o prazo de validade.

Caso o queijo esteja fechado numa embalagem e esta estiver inchada, é um indicador de que o queijo está impróprio para consumo.

Se, depois de detectar todos estes sinais, ainda não tiver a certeza, prove o queijo para chegar a uma decisão final. Se estiver azedo, significa que pode ir para o lixo.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap