imagem mostra queijos minas padrão

 

Quem não conhece queijo minas, não é mesmo? Atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor de queijo do mundo, onde apenas a indústria mineira, que é a maior produtora do país, produz, mais ou menos, 210 mil toneladas de queijo por ano. E não é surpresa nenhuma que metade do queijo consumido por todo Brasil é proveniente da produção mineira.

Os tipos mais conhecidos são o  minas e o queijo frescal (também conhecido como queijo minas frescal), mas vale esclarecer que “queijo minas” são todos aqueles queijos produzidos no estado de Minas Gerais.

O Minas Frescal diz respeito ao queijo que é fresco, com cor bem branca (e que não derrete). O seu processo de cura é pequeno e ainda está em fase de dessoração (liberação de líquido).

Com relação à composição nutricional desse queijo, em 100 gramas é encontrado 264 kcal de calorias, 20,2 g de gorduras, 579 mg de cálcio.

Já o minas padrão é aquele com aparência mais amarelada, tem textura macia e suave. Também pode ser chamado de queijo curado; ou seja, seu processo de cura foi finalizado. E não tem mais líquido, como é o caso do minas frescal.

Fazendo uma breve comparação nutricional, em 100 gramas do minas padrão encontramos: 376 kcal de calorias, 30g de gordura e 500 mg de cálcio, sendo então o queijo frescal  menos calórico.

Ambos são muito saborosos, qual o seu favorito? Na dúvida, prove os dois…

 

 

 

 

 

Rolar para cima
Rolar para cima