O queijo é universal e antigo: russos descobriram restos fossilizados de tipos primitivos de queijos nas tundras siberianas. Arqueólogos calculam que o alimento estava por lá há mais de dois mil anos!

Portanto, um alimento tão popular e antigo possui uma variedade intensa de sabores, texturas e consistência, porque acompanha modismos, cultura e regionalismos dos quatro cantos o planeta e por séculos e séculos da nossa história.

A consistência do queijo, por exemplo. O queijo produzido do leite de vaca apresenta uma imensa variedade de texturas e sabores, conforme a consistência da massa do queijo, por exemplo: ele pode ser fresco (Ricota e Cottage), de pasta mole (camembert e brie), e semiduro ou duro (suíço, cheddar, gouda, parmesão, etc..).

Se você gosta de queijo duro, ou semiduro, atenção para a lista dos melhores tipos de queijo com a massa mais consistente, segundo especialistas ouvidos mundo afora e também tendo por base a popularidade desse delicioso alimento nas mesas das famílias ao redor do globo.

Queijos duros

Aqui no Brasil, certamente o melhor queijo duro será o Minas curado, tão comum na dieta de milhões de brasileiros (e não somente os mineiros). Sua casca é grossa e seu período de maturação reforça e mantém um sabor inesquecível e inigualável.

Mas não estamos falando somente do nosso país. O queijo é consumido e apreciado por gente do mundo todo. Quais os outros excelentes queijos duros populares nas mesas das pessoas de outros países?

Sem dúvida o mais famoso e mais falado é o Ementhal suíço, aquele “furadinho” que aparece toda hora e o tempo todo na TV e nas mídias. Sua casca dura e cor amarelada são únicos – mas há outros queijos importados de primeira linha:

experimente também o Gruyére, menos conhecido, mas com um gosto trufado e de nozes que o torna uma iguaria campeã e uma experiência gastronômica inesquecível.

Se for para procurar os mais comuns nas mesas dos amantes de queijo, então o Provolone não poderia passar batido: ele é amado por nós brasileiros, mas provém da Itália, onde também reinam tranquilos na lista dos mais saborosos queijos duros o Grana e o Parmiggiano. O Grana mais famoso é o Grana Padano (tenho certeza que você já ouviu falar dele), e seu sabor intenso deve-se ao fato de que é frutado, leve e ao mesmo tempo denso. E há o Parmiggiano, tão especial e produzido com tanto cuidado que, mesmo na Itália, sua terra de origem, é raro e caro. Para que se tenha uma ideia, o leite utilizado no seu fabrico só pode vir de vacas alimentadas com grama ou feno bem fresquinhos.

Hum… Te deu água na boca, né? Que tal um queijo bem gostoso?

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap