Compartilhar o post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Vamos de receita?

Essa aqui tem a cara de um fim de semana bem romântico. Que tal inovar na cozinha, sem abrir mão da praticidade e do sabor, agradando seu amor?

O prato de hoje é um risoto bem prático de fazer. Vamos conhecer um pouco mais desse clássico da culinária?

Origem do Risoto

De origem italiana, a palavra risoto significa, literalmente, “pequeno arroz” ou “arrozinho”. Assim como a maior parte dos pratos que surgiram há muito tempo, existem várias histórias e lendas sobre a origem do risoto.

Segundo alguns historiadores, o prato teria surgido na região da Lombardia, norte da Itália, no século XI, quando o sul do país era dominado pelos Sarracenos (uma das formas usadas pelos cristãos da Idade Média para designarem genericamente os árabes ou os muçulmanos), povo que introduziu o grão utilizado na preparação. A partir da Sicília, o produto tomou o rumo norte da Itália.

Receita Especial: Risoto de queijo com bacon

  • 150g de bacon em cubos;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 cebola em cubos;
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli;
  • 1 cubo de caldo de legumes;
  • 4 xícaras (chá) de leite Taquari quente;
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;
  • 4 colheres (sopa) de queijo mussarela Taquari;
  • 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura, mexendo até dourar. Retire e escorra sobre papel absorvente.

Despreze a gordura e na mesma panela, em fogo médio, derreta a manteiga. Refogue a cebola por 2 minutos. Acrescente o arroz e regue com o vinho. Refogue por 2 minutos e regue aos poucos com o caldo de legumes dissolvido na água quente, adicione os queijos e o requeijão e mexa levemente.

Continue regando conforme o caldo evapora. Cozinhe por 15 minutos ou até o arroz amaciar e ficar cremoso.

Segredinhos da receita

O risoto é um prato altamente apreciado na gastronomia atual, um sucesso e quase uma unanimidade. Ele pode ser servido como entrada ou prato principal, acompanhando um bom vinho, de preferência.

Hummm… Já deu até agua na boca, né?

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de receitas incríveis!

 

Novidades

Facas para queijos

Esse assunto é sempre pedido pelos nossos seguidores… Mas faz todo sentindo, com o tanto de opções de queijo no mercado e, mais uma tanto de variações de faca, como saber qual a ideal?

Novidades

Pastelzinho assado com 3 queijos

Crianças em férias escolares têm energia de sobra para gastar. Separamos por aqui receitas bem legais que os pequenos podem fazer… A de hoje é: Pastelzinho assado com 3 queijos.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap