Como são produzidos o leite e os produtos lácteos?

Você tem ideia de como o leite e os produtos lácteos são produzidos?

 

Diversos produtos lácteos são produzidos por um laticínio: leites de diversos tipos, queijos, manteigas, iogurtes, etc. É complexo e trabalhoso esse negócio de produzir leite e seus derivados.

Um laticínio de qualidade não pode crescer tanto a ponto de perder suas características artesanais e familiares, e ainda assim tem que crescer o suficiente para ser capaz de levar seus produtos para cada vez famílias.

Assim como os princípios para produzir um bom queijo, há todo um processo de qualidade e empenho para o leite sair da fazenda e chegar na sua casa em forma de queijo, bebida láctea e leite pasteurizado. Quer saber mais? Vem com a gente.

Antes de mais nada

Primeiramente, para se alcançar resultados excepcionais, é preciso que o laticínio esteja localizado próximo do produtor rural — a fazenda que produz o leite —, assim, a matéria-prima (o leite cru) estará sempre fresquinha. É importante também que o laticínio esteja próximo de mananciais hídricos – água é o principal ingrediente dos produtos lácteos, depois do leite! Em um laticínio, água é importante em todos os momentos, sempre.

Precauções

É preciso tomar extremo cuidado para que não ocorra a contaminação de um laticínio. O uso de EPI´s, de roupas e materiais esterilizados e um cuidado com a circulação de mercadorias: onde entram ingredientes alimentícios, não podem passar dejetos e rejeitos, e vice-versa. É como em sua casa: o banheiro tem que ser longe da cozinha. Até os veículos que circulam em um laticínio devem permanecer longe das câmaras frias e áreas de mistura, pasteurização e maturação de leites e lácteos.

Produção

O setor de produção deve ser amplo e asseado, claro. O pessoal tem que ser treinado e capacitado, fiscalizado e supervisionado. É uma atenção que garante a qualidade do produto.

O leite entra por um lado, cru, e sai do outro em forma de leite pasteurizado, leite integral, leite de caixinha ou saquinho (o leite “barriga mole”), manteiga, queijos ou iogurte. É muito trabalho, exige muito esforço e dedicação, mas vale a pena: a satisfação do consumidor, do cliente, e mesmo do colaborador que atua com satisfação na linha de produção de alimentos tão pródigos em sabores e energia.

Agora ficou claro como o leite e os produtos lácteos são produzidos? É assim que nós levamos o melhor do campo para a sua mesa. É a qualidade que dá gosto! 

Rolar para cima
Rolar para cima