imagem queijo bom sobre mesa rústica
Como fazemos para produzir queijo de qualidade? 

Confira nossos princípios para produzir queijo

 

Para produzir queijo de alta qualidade, é necessário conhecê-lo primeiro. Ele é um alimento comum nas mesas de mineiros, brasileiros e, na verdade, de gente do mundo inteiro. Isso não quer dizer que seja fácil de prepará-lo, claro.

O queijo é uma iguaria sofisticada que não “nasce” simplesmente da vaca. Para produzir um bom queijo são necessários princípios que envolvem toda uma técnica e diversas fases de produção e confecção, envolvendo etapas específicas com profissionais diferentes.

Vale a pena conhecer os princípios para produzir um bom queijo – não é só ciência, é dedicação.

Como produzir queijo de qualidade

 

Cuidado com o gado

Primeiramente, o gado que vai ser ordenhado para fornecer o leite não pode estar doente e nem pode ter tomado vermífugo ou antibiótico em data próxima à ordenha. Se isso acontecer, todo o lote de leite ordenhado da vaca estará comprometido e não poderá ser aproveitado.

Coleta e transporte do leite

Para evitar qualquer contaminação, o leite é colhido fresco e por equipamentos adequados. Após isso, ele é armazenado em câmeras de resfriamento na temperatura ideal para preservar sua qualidade, conforme os protocolos impostos pela Anvisa para a categoria. Os funcionários responsáveis pelo transporte — desta importante matéria prima do queijo — usam EPI´s e roupas de proteção anti-contaminação.

Pasteurização do leite

Após ordenhado, o leite vai para um processo de pasteurização: o nome é complicado, mas a fase nada mais é que a “fervura” do produto, que elimina micro-organismos patogênicos, ou seja, mata os micro-organismos causadores de doenças. Depois, o leite é direcionado para o tanque de produção, chamado de Queijomatic (máquina responsável pela coagulação do leite para criação de vários tipos de queijo), onde recebe os insumos, coagulante, fermento e cloreto de cálcio, até formar uma massa. Essa massa passará por um processo de filagem (no caso do queijo mussarela), enformagem, prensagem, salga e secagem, de acordo com o tipo de queijo que está sendo produzido.

Há diversos tipos de queijos mundo afora, como falamos no nosso outro artigo Quantos tipos de queijo existem no mundo que usam processo similares a esse que descrevemos, mas que têm suas leves mudanças conforme o objetivo do produto final.

 

Então, nossos princípios para produzir um bom queijo ficaram claros?

Quer saber mais sobre queijo e demais derivados do leite? Acompanhe nosso blog, você vai conhecer em detalhes o processo de produção dos mais diferentes queijos. É de dar água na boca

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap